01 de abril, de 2022 | 15:14

Obra de pavimentação da Estrada Parque terá nova licitação

Alex Ferreira
Empresa responsável pelas obras na Estrada Parque devolveu o contrato em função de um desequilíbrio físico-financeiro causado pela alta de preçosEmpresa responsável pelas obras na Estrada Parque devolveu o contrato em função de um desequilíbrio físico-financeiro causado pela alta de preços

Para a execução das obras de pavimentação da Estrada Parque Bispo Dom Helvécio, que faz a ligação entre Marliéria e o Parque Estadual do Rio Doce, será necessária uma nova licitação. O diretor-geral do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), Robson Santana, esclareceu que a empresa responsável pelas obras devolveu o contrato em função de um desequilíbrio físico-financeiro causado pela alta de preços, por isso a necessidade de novo edital.

Conforme o vice-diretor-geral do DER, Matheus Novais, a obra será relicitada e um novo edital, garantindo mais equilíbrio e uma nova adequação, deverá ser lançado em no máximo 20 dias. Essas informações foram repassadas ao deputado estadual Celinho Sintrocel (PCdoB) e ao vereador de Zezinho (PCdoB), de Coronel Fabriciano, em visita de ambos à sede do DER-MG, em Belo Horizonte, nesta sexta-feira (1), segundo divulgado pelo deputado.

Pautas

Além da Estrada Parque, na reunião foi tratada, ainda, das obras de pavimentação da MG-425, que liga o distrito de Revés do Belém, em Bom Jesus do Galho a Vargem Alegre. Robson Santana informou que “está compatibilizando as tabelas de preços do Ministério da Infraestrutura com as do Estado e que as obras estão no rol de prioridades da infraestrutura estadual”. Ele ainda comunicou que são aguardados recursos de duas fontes: R$ 20 milhões do governo federal, por meio do senador Alexandre Silveira (PSD) ou recursos da renegociação da Vale com Estado de Minas, em função da tragédia de Mariana – que será assinado ainda no mês de abril. “De uma forma ou de outra, vamos realizar as obras. Esperamos uma resposta em 2 ou 3 meses”.

Como paliativo, Celinho solicitou uma manutenção na pista atual até a liberação das obras, o que foi atendido por Robson Santana, que solicitou prioridade para a rodovia.

Contorno de Timóteo

A respeito das obras do Contorno de Timóteo, o diretor-geral lembrou que assim que o certame se encerrar, será feita a contratação da empresa que fará o Projeto de Engenharia do Contorno e lembrou ainda que a situação geológica, geográfica e ambiental na área é muito complexa e demanda muitos estudos.

Já Celinho destacou que o Parque Estadual do Rio Doce está fazendo um novo georeferenciamento da área da unidade de conservação e um novo plano de manejo, e que essas ações têm que ser levadas em conta na execução do projeto. Ao fim da reunião, os diretores do DER-MG entregaram ao deputado a referência de traçado que vai nortear o Edital e a elaboração do projeto final.


Já publicado
Assinada licença ambiental para início das obras na Estrada Parque Bispo Dom Helvécio

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário