01 de abril, de 2022 | 15:14
Obra de pavimentação da Estrada Parque terá nova licitação
Alex Ferreira
Empresa responsável pelas obras na Estrada Parque devolveu o contrato em função de um desequilíbrio físico-financeiro causado pela alta de preços

Para a execução das obras de pavimentação da Estrada Parque Bispo Dom Helvécio, que faz a ligação entre Marliéria e o Parque Estadual do Rio Doce, será necessária uma nova licitação. O diretor-geral do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), Robson Santana, esclareceu que a empresa responsável pelas obras devolveu o contrato em função de um desequilíbrio físico-financeiro causado pela alta de preços, por isso a necessidade de novo edital.
Conforme o vice-diretor-geral do DER, Matheus Novais, a obra será relicitada e um novo edital, garantindo mais equilíbrio e uma nova adequação, deverá ser lançado em no máximo 20 dias. Essas informações foram repassadas ao deputado estadual Celinho Sintrocel (PCdoB) e ao vereador de Zezinho (PCdoB), de Coronel Fabriciano, em visita de ambos à sede do DER-MG, em Belo Horizonte, nesta sexta-feira (1), segundo divulgado pelo deputado.
Pautas
Além da Estrada Parque, na reunião foi tratada, ainda, das obras de pavimentação da MG-425, que liga o distrito de Revés do Belém, em Bom Jesus do Galho a Vargem Alegre. Robson Santana informou que está compatibilizando as tabelas de preços do Ministério da Infraestrutura com as do Estado e que as obras estão no rol de prioridades da infraestrutura estadual”. Ele ainda comunicou que são aguardados recursos de duas fontes: R$ 20 milhões do governo federal, por meio do senador Alexandre Silveira (PSD) ou recursos da renegociação da Vale com Estado de Minas, em função da tragédia de Mariana que será assinado ainda no mês de abril. De uma forma ou de outra, vamos realizar as obras. Esperamos uma resposta em 2 ou 3 meses”.
Como paliativo, Celinho solicitou uma manutenção na pista atual até a liberação das obras, o que foi atendido por Robson Santana, que solicitou prioridade para a rodovia.
Contorno de Timóteo
A respeito das obras do Contorno de Timóteo, o diretor-geral lembrou que assim que o certame se encerrar, será feita a contratação da empresa que fará o Projeto de Engenharia do Contorno e lembrou ainda que a situação geológica, geográfica e ambiental na área é muito complexa e demanda muitos estudos.
Já Celinho destacou que o Parque Estadual do Rio Doce está fazendo um novo georeferenciamento da área da unidade de conservação e um novo plano de manejo, e que essas ações têm que ser levadas em conta na execução do projeto. Ao fim da reunião, os diretores do DER-MG entregaram ao deputado a referência de traçado que vai nortear o Edital e a elaboração do projeto final.
Já publicado
Assinada licença ambiental para início das obras na Estrada Parque Bispo Dom Helvécio
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]