31 de março, de 2022 | 16:07
Em greve, servidores do INSS reivindicam melhores condições de trabalho
Os servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão em greve. Em Minas Gerais a mobilização foi iniciada no dia 23/3. Os assistentes sociais, Marco Aurélio Costa Perdigão e Fabiane Forneas, da agência do Centro de Ipatinga, explicam a motivação do ato. Na unidade, o atendimento presencial ocorre de forma limitada a 30% da capacidade. Já na perícia médica e serviço social não estão recebendo público neste momento.
Marco Aurélio e Fabiane relatam que a pauta é por melhorias nas condições de trabalho. Não temos plano de carreira e pleiteamos reajuste salarial de 19,9%. Desde 2015 não temos qualquer tipo de reajuste. Quando a gente fala em melhoria de condições de trabalho, é também para acesso à população. Hoje a fila de benefícios do INSS é uma das maiores da história”, apontam.
Os servidores relatam que o INSS chegou a ter 40 mil servidores, número que caiu para 16 mil. O quantitativo é incompatível com a demanda que a gente absorve e defendemos realização de concurso público, sem ele, não tem solução. Podem criar plano de gestão, análises remotas, mas sem servidores não tem como fazer qualquer tipo de melhoria. É uma pauta enxuta, mas importante, porque não é só o reajuste e condições de trabalho, mas melhoria do acesso à população ao serviço previdenciário”, reforçam.
Atendimento
O atendimento presencial caiu desde a pandemia da covid-19 e acelerou o serviço digital, conforme relatam Marco Aurélio e Fabiane. Todo atendimento do INSS é agendado. Para você agendar sua aposentadoria, basta entrar no aplicativo INSS, criar uma senha e fazer a solicitação, anexa os documentos e pronto. O atendimento na agência diminuiu por causa disso, mas o fluxo interno existe, independentemente de como essa demanda chega. Consideramos que o atendimento presencial deve existir. O INSS é a casa do trabalhador e ele tem de ter esse acesso”, concluem.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Thcr
01 de abril, 2022 | 13:26PEDE DEMISSÃO E VEM PRA INICIATIVA PRIVADA.... HIPOCRISIA... FICARAM 2 ANOS SEM TRABALHAR”