31 de março, de 2022 | 16:07

Em greve, servidores do INSS reivindicam melhores condições de trabalho

Divulgação
Servidores pedem realização de concurso público, reajuste salarial, dentre outros pontos Servidores pedem realização de concurso público, reajuste salarial, dentre outros pontos

Os servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão em greve. Em Minas Gerais a mobilização foi iniciada no dia 23/3. Os assistentes sociais, Marco Aurélio Costa Perdigão e Fabiane Forneas, da agência do Centro de Ipatinga, explicam a motivação do ato. Na unidade, o atendimento presencial ocorre de forma limitada a 30% da capacidade. Já na perícia médica e serviço social não estão recebendo público neste momento.

Marco Aurélio e Fabiane relatam que a pauta é por melhorias nas condições de trabalho. “Não temos plano de carreira e pleiteamos reajuste salarial de 19,9%. Desde 2015 não temos qualquer tipo de reajuste. Quando a gente fala em melhoria de condições de trabalho, é também para acesso à população. Hoje a fila de benefícios do INSS é uma das maiores da história”, apontam.

Os servidores relatam que o INSS chegou a ter 40 mil servidores, número que caiu para 16 mil. “O quantitativo é incompatível com a demanda que a gente absorve e defendemos realização de concurso público, sem ele, não tem solução. Podem criar plano de gestão, análises remotas, mas sem servidores não tem como fazer qualquer tipo de melhoria. É uma pauta enxuta, mas importante, porque não é só o reajuste e condições de trabalho, mas melhoria do acesso à população ao serviço previdenciário”, reforçam.

Atendimento

O atendimento presencial caiu desde a pandemia da covid-19 e acelerou o serviço digital, conforme relatam Marco Aurélio e Fabiane. “Todo atendimento do INSS é agendado. Para você agendar sua aposentadoria, basta entrar no aplicativo INSS, criar uma senha e fazer a solicitação, anexa os documentos e pronto. O atendimento na agência diminuiu por causa disso, mas o fluxo interno existe, independentemente de como essa demanda chega. Consideramos que o atendimento presencial deve existir. O INSS é a casa do trabalhador e ele tem de ter esse acesso”, concluem.
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Comentários

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Thcr

01 de abril, 2022 | 13:26

“PEDE DEMISSÃO E VEM PRA INICIATIVA PRIVADA.... HIPOCRISIA... FICARAM 2 ANOS SEM TRABALHAR”

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