DIÁRIO DO AÇO SERVIÇOS 728X90

31 de março, de 2022 | 09:30

Nível de saneamento básico está longe do ideal, aponta secretário do Cimva

Foto ilustrativa/Arquivo DA
Comunidade poderá apontar as frentes prioritárias para cada Território de SaneamentoComunidade poderá apontar as frentes prioritárias para cada Território de Saneamento

Em nova etapa de elaboração do Plano Estadual de Saneamento Básico (Pesb-MG), a conferência “Unindo Minas pelo Saneamento” vai apresentar aos mineiros a síntese das etapas concluídas até aqui, como panorama, objetivos e metas, déficit e atendimento, programas e ações. A reunião on-line está agendada para o dia 11 de abril, e a comunidade poderá apontar as frentes prioritárias para cada Território de Saneamento. No Vale do Aço, o secretário executivo do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Vale do Aço (Cimva), Albson Alvarenga, avalia o serviço como “longe do ideal”.

“Os municípios menores da região não têm o serviço, na verdade. Conheço 90% deles, alguns estão construindo Estações de Tratamento de Esgoto, mas o cenário está muito longe do ideal. Até porque saneamento envolve abastecimento de água e este [serviço] também deixa a desejar. Num panorama geral, Ipatinga tem maior percentual de esgoto tratado, mais de 90%. Timóteo e Coronel Fabriciano estão em nível precário. As três e Santana do Paraíso têm, juntas, 50% da população atendida em relação ao tratamento de esgoto. Coleta pode até ocorrer, mas a maior parte é despejada nos córregos, apenas”, aponta.

Em Minas Gerais, água e esgoto são de responsabilidade da Copasa, que tem sido alvo de críticas por parte da população há algum tempo, principalmente por causa de interrupções no abastecimento de água. No caso do esgoto, recentemente o prefeito de Coronel Fabriciano, Marcos Vinicius Bizarro (PSDB), anunciou numa de suas transmissões ao vivo pela internet que a manutenção do contrato com a companhia e detalhes relacionados ao fornecimento de água têm sido motivo de estudos.

Marcos Vinicius lembrou que tramita na Justiça uma ação, há aproximadamente dois anos, por causa de uma cobrança indevida. “De forma errônea, cobrava dos domicílios como se 100% do esgoto fosse tratado em Coronel Fabriciano. Temos uma auditoria nos contratos da Copasa e que está em vigor”, pontuou.

A assessoria de Comunicação de Santana do Paraiso publicou, na tarde de terça-feira (29), que a administração municipal vem dialogando com a Copasa desde o início da gestão, com o objetivo de sair do patamar zero e alcançar 95% de esgoto tratado na cidade.

Copasa

Procurada pelo Diário do Aço, a Copasa informou que, em Ipatinga, o tratamento de esgoto atinge 98,98% dos imóveis. Já em Coronel Fabriciano, a porcentagem é de 60,23% e em Timóteo, 86,43%.

“A Copasa esclarece ainda que, em Timóteo e Coronel Fabriciano, estão em andamento as obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário, para aumentar ainda mais a cobertura do tratamento de esgoto. Em Santana do Paraíso, o edital de licitação para a obra foi publicado no dia 28 de março. No distrito de Ipaba do Paraíso, obras de implantação do sistema de esgotamento sanitário também já tiveram início”, aponta a companhia.

Plano

“O Pesb-MG será importante norteador dos investimentos em saneamento no estado pelos próximos 20 anos. A participação da sociedade é fundamental nesse processo de priorização das ações em cada região de Minas”, observa a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Marília Melo. A conferência estadual tem caráter informativo, participativo e deliberativo, com objetivo de consolidar o trabalho desenvolvido e subsidiar a elaboração da proposta preliminar do Pesb-MG.

Para o subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento da Semad, Rodrigo Franco, o Pesb-MG “contribuirá para caminharmos rumo à universalização dos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos, coleta e destinação de resíduos sólidos urbanos e manejo de águas pluviais no estado, atendendo, assim, aos prazos previstos no novo marco legal do saneamento básico”.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário