05 de outubro, de 2021 | 17:54

Ipatinga encerra atividades do Centro de Atendimento à Covid

Divulgação
Edificação vai abrigar o SAM (Serviço de Autorização Médica) e o CCDIP (Centro de Controle de Doenças Infectoparasitárias)Edificação vai abrigar o SAM (Serviço de Autorização Médica) e o CCDIP (Centro de Controle de Doenças Infectoparasitárias)

Diante da diminuição dos casos de covid-19, assim como dos níveis de ocupação das UTIs, a administração de Ipatinga informa que decidiu nesta semana desativar o Centro de Atendimento à Covid-19 (Ceac), no antigo Restaurante Popular, reformado e preparado emergencialmente para acolher pessoas com sintomas leves de síndrome gripal e suspeita de contágio com a doença. A unidade, com expediente das 7h às 13h, encerrará os atendimentos relacionados à pandemia na sexta-feira (8).

O anúncio foi feito durante visita às instalações do Ceac, nesta terça-feira (5), pelo prefeito Gustavo Nunes (PSL), que embasa sua decisão especialmente no abrandamento dos riscos relacionados à superlotação da rede de saúde municipal e um cenário de maior segurança quanto à assistência à população.

A partir do dia 8, as demandas do Ceac passam a ser integralmente absorvidas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s).

Números

A redução no número de atendimentos desde a inauguração da unidade de apoio, que ocorreu em 26 de abril de 2021, também serviu para fundamentar a decisão da administração. Em abril, foram 108 atendimentos. Já em maio, o número saltou para 1.005. No mês de junho, foram 923; em julho, 1.203; em agosto, 867 e, agora em setembro, os atendimentos somaram 346, ou seja, uma redução de 60% em comparação com o mês anterior.

“Quando inauguramos o Ceac, o município apresentava altos índices de contaminação de covid-19. Parafraseando um furacão, estávamos no que se poderia chamar de ‘olho’ da pandemia, e nossa necessidade era desafogar com urgência a UPA e o Hospital Municipal, que na ocasião recebiam grande volume de consultas advindas da disseminação do coronavírus em Ipatinga. Hoje temos segurança para dizer que estamos no caminho certo em busca do controle do vírus”, explicou o prefeito.

SAM E CCDIP de casa nova

A partir de novembro, no prédio do Ceac vão funcionar o SAM (Serviço de Autorização Médica), que disponibiliza serviços de média e alta complexidade, ambulatoriais e hospitalares, via Sistema Único de Saúde (SUS), e o CCDIP (Centro de Controle de Doenças Infectoparasitárias de Ipatinga), referência na região em tratamento contra a tuberculose, hanseníase, leishmaniose e esporotricose, além de oferecer acompanhamento multiprofissional, tratamento e, também, diagnóstico precoce e preventivo para infecções sexualmente transmissíveis, como HIV/AIDS e Sífilis.

“Serão realizadas adaptações nas instalações para receber as novas aparelhagens. Vamos deixar tudo organizado para começarmos a atender a população no local, no mais tardar, na primeira quinzena de novembro”, adiantou o prefeito, que também afirmou que o município irá investir para melhorar o atendimento dos serviços, inclusive com a contratação de profissionais, caso seja necessário.

Economia

O fator para a transferência do SAM e CCDIP foi a economia. Isto porque ambas as unidades estão abrigadas em espaços alugados, que hoje geram um custo anual aos cofres públicos de quase 100 mil reais. “Com a mudança para a edificação própria do município, garantiremos uma economia considerável, comprovando mais uma vez que este novo governo tem buscado incessantemente organizar a ‘casa’, reduzir os custos desnecessários e aplicar devidamente o dinheiro público”, completa Gustavo Nunes.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Marilene

06 de outubro, 2021 | 17:29

“Esta notícia é resposta de oração.
Há mais de 10 anos peço a Deus que o SAM funcione na região central de Ipatinga.
Pacientes não aguentam subir morrinho para ir ao SAM.
Gasto mais de 20,00com UBER para ir e voltar ao SAM.
Este dinheiro faz falta lá em BH como na despesa da casa.
Só falta o SAM otimizar o atendimento.
Dividir os assuntos, assim não precisamos esperar 6h na fila para entregar um retorno de passagem.”

Envie seu Comentário