31 de julho, de 2021 | 09:00

Aeronaves do estado passam a transportar insumos e pacientes no interior de Minas

Fábio Marchetto/SES-MG
Aquisição de dois aviões equipados com UTI visa atendimento exclusivo às demandas operacionais da Saúde e do Corpo de BombeirosAquisição de dois aviões equipados com UTI visa atendimento exclusivo às demandas operacionais da Saúde e do Corpo de Bombeiros

Duas aeronaves passaram a ser utilizadas no atendimento às demandas operacionais da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) e do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), como os transportes pré e inter-hospitalar de pacientes, transporte de órgãos e tecidos humanos para transplantes e distribuição de insumos de saúde.

Com investimento de 7,5 milhões de dólares, os dois aviões Cessna, modelo Grand Caravan C208 EX, são equipados com kit aeromédico e, portanto, podem ser qualificados como uma UTI aérea, conforme divulgou a SES-MG.

“Este é um importante reforço para o Estado e que vai ajudar muito a saúde pública. Este avião é muito moderno, um dos poucos do Brasil com essa tecnologia avançada, com capacidade de transporte de até dois pacientes deitados, assistidos por médico e enfermeiro, ou de até dez passageiros a bordo”, destaca o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti.

?Os aviões também serão utilizados em ações de proteção e defesa civil realizadas por CBMMG e SES-MG, dando suporte à Força Estadual de Saúde, conforme explica a major do CBMMG, Karla Lessa Leal. “A compra dessas aeronaves teve cada detalhe pensado e especificado tecnicamente por especialistas da área. Do ponto de vista operacional, eles serão fundamentais nas operações de combate a epidemias, catástrofes e eventos graves”, afirma.

Fábio Marchetto/SES-MG
Estreia

O transporte aéreo tem contribuído com a agilidade e segurança sanitária na maior operação de vacinação da história de Minas Gerais, no enfrentamento à pandemia. Nessa quinta-feira (29/7), a aeronave Arcanjo 09, em sua primeira missão, transportou parte das doses de vacinas contra covid-19 e influenza para Unidades Regionais de Saúde (URSs) do estado. O voo foi operado pelo CBMMG e, os imunizantes, distribuídos para Patos de Minas, Unaí e Teófilo Otoni.

Legado

Como estado brasileiro com o maior número de municípios, Minas Gerais apresenta o desafio de atender às necessidades de cada cidade. E, para isso, o Governo do Estado tem investido em ações e aquisições estratégicas que atenderão tanto às demandas urgentes relacionadas à pandemia, quanto àquelas que fazem parte da rotina dos serviços de saúde.

As aeronaves atenderão o Suporte Aéreo Avanço de Vida (SAAV-MG). O projeto, que compõe a rede de urgência e emergência, foi criado em 2012, por meio de parceria envolvendo a SES-MG, o CBMMG e Serviços de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), visando à oferta de atendimento aeromédico com redução do tempo resposta, além de mais eficiência e qualidade dos serviços prestados aos mineiros.

Fábio Marchetto/SES-MG


Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário