07 de junho, de 2021 | 16:48

Festival de Teatro de Ipatinga divulga seleção de 'conectados'

Divulgação
Espetáculos infantis fazem parte da programação virtual este anoEspetáculos infantis fazem parte da programação virtual este ano

Depois de receber cerca de 200 inscrições de peças de várias partes do país, o Grupo Teatral Boca de Cena divulga os selecionados para o Festival Nacional de Teatro de Ipatinga (FTI). Em sua terceira edição, o FTI selecionou espetáculos adultos e infantis para compor sua programação on-line, prevista para o próximo mês de julho.

O festival é realizado pelo Grupo Teatral Boca de Cena, utilizando os recursos da Lei Federal Aldir Blanc, no âmbito do Estado de Minas Gerais, e terá a sua programação toda apresentada de forma virtual, em razão das medidas de proteção social contra a pandemia do novo coronavírus. Nesta edição, denominada “Conectados”, a mostra vai reunir 10 espetáculos, sendo quatro voltados para o público infantojuvenil e seis para o público adulto, vindos de Minas Gerais, Paraíba, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Norte. A programação contará também com dois espetáculos convidados, além desses selecionados, que ainda serão definidos pela curadoria do projeto.

O FTI, que já movimentou a cena “presencial” da cultura teatral da região em edições anteriores, promete dessa vez envolver o público com as apresentações que serão realizadas virtualmente. Um dos trabalhos selecionados é “Vau da Sarapalha”, com o Piolin Grupo de Teatro, de João Pessoa (PB). O espetáculo, que estreou em 1992 na capital paraibana, fez carreira internacional, foi apresentado em mais de 40 cidades e tornou-se uma das montagens mais importantes do teatro brasileiro.

Guto Muniz/Divulgação
O público adulto também estará contemplado com espetáculos on-lineO público adulto também estará contemplado com espetáculos on-line


Claudinei de Souza, diretor do festival, destaca que esta edição virtual atende à necessidade dos artistas, não só das artes cênicas, mas de todas as outras áreas, de voltar a movimentar a cena cultural que esteve paralisada em função da pandemia. “Foi uma grata surpresa recebermos trabalhos vindos de várias partes do país. Com isso, vamos conseguir atingir nosso principal objetivo que é de fomentar a economia criativa do país e, principalmente, da nossa região tão rica de talentos artísticos”, destaca o diretor.

Programação

A programação do FTI 2021 inclui espetáculos de Ipatinga, Timóteo, Belo Horizonte, Uberlândia, representantes de Minas Gerais, e mais João Pessoa (PB), Itajaí (SC), Itapira (SP) e Mossoró (RN). As atrações do Festival Nacional de Teatro de Ipatinga serão exibidas gratuitamente no canal do Grupo Boca de Cena no YouTube. A programação completa estará disponível em breve na página do grupo no Instagram: @bocadecenaipatinga.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Neudi Jose Dalla Vecchia

14 de junho, 2021 | 00:17

“Quero parabenizar o Grupo TeataTeatal Boca de Cena por nos proporciona 10 Belíssimo Espetáculo dentro da programação do Festival Nacional do Teatro de Ipatinga...”

Envie seu Comentário