11 de fevereiro, de 2021 | 10:00

Regional de Saúde recebe nova remessa de vacinas contra a covid-19

Com novas doses, idosos acima de 90 anos começarão a ser vacinados, informa a SRS

Pedro Gontijo / Imprensa MG
Doses serão distribuídas aos 35 municípios que pertencem à regionalDoses serão distribuídas aos 35 municípios que pertencem à regional

Uma nova remessa de vacinas contra a covid-19 foi recebida pela Superintendência Regional de Saúde (SRS), em Coronel Fabriciano, nesta quarta-feira (10). O superintendente Ernany de Oliveira informou que 11.600 doses de CoronaVac chegaram à unidade e serão distribuídas aos 35 municípios que pertencem à regional, a partir desta quinta-feira (11). Somente a primeira dose será enviada neste momento, destinada aos idosos com 90 anos ou mais e também profissionais de saúde.

“Esperamos que eles comecem a administrar em seus munícipes até sexta-feira (12). Temos um cronograma de rotas, são nove, e agradecemos mais uma vez o apoio da Polícia Militar para que cheguem com segurança aos municípios”, pontuou Ernany. O protocolo de vacinação prevê a continuação da imunização dos profissionais de saúde e o início do atendimento aos idosos com mais de 90 anos.

A quantidade de doses destinadas às cidades da região, a partir de hoje, segundo a assessoria da SRS, são: Açucena 100; Antônio Dias 60; Belo Oriente 150; Braúnas 60; Coronel Fabriciano 770; Iapu 80; Ipaba 110; Ipatinga 1.490; Jaguaraçu 30; Joanésia 60; Marliéria 40; Mesquita 60; Santana do Paraíso 160 e Timóteo 580, conforme apurado pelo Diário do Aço.

Fiscalização

Ernany lembrou que a vacinação segue o Plano Nacional De Imunização e pediu que a população colabore denunciando possíveis irregularidades. “O Ministério Público tem nos questionado via ofícios sobre as orientações que tem sido dadas aos municípios, para que façam de acordo com o Plano Nacional De Imunização a vacinação de seus munícipes”, destacou.

Carnaval

A poucos dias do carnaval, o superintendente pede que as pessoas colaborem e evitem aglomerações. “Esperamos o entendimento da população, há medidas em revogar o ponto facultativo para que as pessoas evitem deslocamento. Sabemos que os moradores da nossa região vão muito ao Espírito Santo e sul da Bahia, mas pedimos que evitem sair de casa, que evitem contaminação, para passarmos por esse momento de forma mais tranquila”, orientou.

Ele acrescenta que ao longo das últimas semanas houve diminuição considerável do número de internações, apesar de ainda elevado, com leitos de enfermaria ocupados em cerca de 75%, na macrorregião de saúde. “E qualquer deslize pode ocasionar novo pico de internações, propiciando uma possível desassistência. Tivemos a ampliação de leitos de UTI e enfermaria e esperamos que sejam suficientes para tratar nossa população, como tem sido feito até o momento. Pedimos que evitem aglomerações, para que consigamos chegar de forma menos traumática até o meio do ano, quando esperamos ter um percentual maior de pessoas imunizadas, não só na região, mas em todo o estado”, vislumbrou.

Recusa

Sobre as pessoas que têm recusado a vacina, Ernany reitera o pedido de colaboração. “A vacina é segura, traz uma tranquilidade nesse momento, principalmente em relação às internações. É importante que essas pessoas sejam imunizadas, confiem na vacina e nos técnicos da saúde. Um serviço feito de forma consistente e buscando sempre a segurança da população”, concluiu.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Ilka Maia

11 de fevereiro, 2021 | 11:10

“Bom dia! Que não notícia sobre as vacinas. Sou de Ipatinga e preciso saber como serão vacinadas pessoas acamadas , com mais de 90 anos. Sugiro ao portal publicar o cronograma e indicar com mais clareza como os familiares devem agir nesses casos. Seja cadastramento dessas pessoas? Sinceramente não sei. Levar o idoso acamado pra filas é impossível. Sei que cada município tem seu critério. Esperamos mais transparência por parte do poder público.obrigada.”

Envie seu Comentário