EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

05 de fevereiro, de 2021 | 13:55

Homem é preso por irregularidades em registros de aves silvestres

Divulgação Polícia Militar
Segundo a PM, este pássaro estava com uma anilha partida ou seja, foi colocada nele depois de ser capturado no meio ambienteSegundo a PM, este pássaro estava com uma anilha partida ou seja, foi colocada nele depois de ser capturado no meio ambiente

A venda de pássaros silvestres em redes sociais levou policiais militares de Meio Ambiente até ao A.R., de 48 anos, morador da rua Crisântemo, no bairro Esperança, em Ipatinga. Na casa dele foram encontradas irregularidades no plantel de aves. A localização de A.R., nesta sexta-feira (5), aconteceu após a apreensão de um pássaro anilhado na posse de um homem, no bairro Limoeiro. Ele havia colocado à venda um casal de azulão em grupos de WhatsApp.

O sargento Júnior informou ao Diário do Aço que a ocorrência das apreensões das aves no Limoeiro, na última terça-feira (2), originou esta segunda ocorrência. Entre os pássaros apreendidos, havia um papa-capim anilhado. Mas ao verificar o registro da anilha, apontou que o dono era A.R., que reside no Esperança.

Os policiais foram verificar até a casa de A.R. para fiscalização e depararam com irregularidades. Três pássaros anilhados que não se encontram na relação virtual, seis pássaros, que se encontram na relação passeriformes virtual, mas não se encontram no plantel existente na casa. Os militares encontraram ainda um papa-capim com a anilha rompida.

Outra constatação foram as 17 anilhas encontradas, mas sem o A.R. ter em seu plantel nenhum pássaro em processo de choca/chocando, filhote já nascido pronto para receber a anilha, ou uma cruza de aves em andamento na mesma gaiola. Segundo os PMs, somente nestas situações é que poderia comprovar esta quantidade de anilhas guardadas de forma irregular.

Por isso, ele foi autuado em R$ 31.828,08 e o pássaro com a anilha violada foi colocado em liberdade, somente o anel foi apreendido juntamente com os outros 17 localizados na residência. A.R. foi conduzido para a delegacia de Polícia Civil. Ele ainda ficou como depositário fiel de quatro aves que estavam anilhadas, porém teve suspenso seu registro de criador amador de passeriformes.


MAIS FOTOS

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário