04 de fevereiro, de 2021 | 09:55
Trabalhadores da Usiminas e empreiteiras votarão sobre alteração da tabela de trabalho
Assembleia será realizada nesta sexta-feira (5) por meio do site do Sindicato dos metalúrgicos
Arquivo DA
Caso os trabalhadores aprovem a nova tabela de folgas, ela passa a ser implementada imediatamente

Os trabalhadores da Usiminas e de empreiteiras decidem nesta sexta-feira (5) se concordam ou não com a alteração da tabela de trabalho e de folgas. A votação será feita por meio do site do Sindicato dos Metalúrgicos de Ipatinga e Região (Sindipa), em razão da pandemia da covid-19, como forma a evitar aglomerações. Caso aprovada a proposta, o turno permanecerá de 12h, a alteração será no esquema de folgas: trabalhando quatro dias, folgando dois, em seguida uma jornada de quatro dias, culminando com seis folgas. O horário estabelecido na Usina de Ipatinga atualmente é: 6h40 às 18h50 e 18h40 às 6h50, intercalando entre eles.
Conforme o boletim distribuído pelo sindicato nesta quarta-feira (3), após várias reuniões em que o Sindipa apresentou proposta de novas tabelas, chegou-se a esse formato, 4 por 2 e 4 por 6. Da forma como está hoje, além do turno de 12 horas ser pesado e mais prejudicial à saúde, as folgas de seis ou oito dias demoram em média mais de um mês para chegarem”, aponta o boletim.
O acordo emergencial com o turno de 12 horas vai até 30 de junho. Caso os trabalhadores aprovem a nova tabela de folgas, ela passa a ser implementada imediatamente e vai até o fim de junho.
Pandemia
A Usiminas adotou um novo horário de trabalho no mês de março de 2020, mas de forma temporária, segundo divulgado à época. Em razão dos efeitos do novo coronavírus, medidas para evitar aglomerações foram tomadas e a tabela de turno de 12 horas passou a vigorar por três meses, reduzindo a circulação de trabalhadores nas áreas. Situação que se mantém até os dias atuais, assim como a pandemia da covid-19.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]