29 de janeiro, de 2021 | 17:15

Prefeito de Coronel Fabriciano é eleito presidente do Consurge, gestor do Samu Leste

Divulgação
Marcos Vinicius assumirá a presidência do Consurge pelos próximos dois anos Marcos Vinicius assumirá a presidência do Consurge pelos próximos dois anos


O prefeito de Coronel Fabriciano, Marcos Vinicius (PSDB), assumiu nesta semana a presidência do Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgência e Emergência do Leste de Minas Gerais (Consurge), gestor do Samu-192 Regional do Leste de Minas. Marcos Vinicius foi eleito por unanimidade pelos prefeitos municípios que integram o consórcio e já aderiram ao serviço, informou o governo fabricianense nesta sexta-feira (29).

Atual vice-presidente da Associação dos Municípios Mineiros (AMM) e do G100 pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), Marcos Vinicius atuou na efetivação do Samu Regional Leste. “Para isso, ele abriu mão da presidência do Cisvales (Consórcio dos Vales), articulou a fusão dos consórcios e buscou o apoio junto aos governos do Estado e Federal para garantir os recursos necessários e habilitação do serviço”, detalhou a administração municipal.

“A disputa entre os dois consórcios, que já perdurava há quase dez anos, era um impeditivo para efetivar a implantação do serviço”. No Vale do Aço, apenas Ipatinga contava com o Samu, gerido pelo município. Com a fusão dos consórcios, o Samu Regional passará a atender 86 municípios das Regionais de Saúde de Governador Valadares e de Coronel Fabriciano, beneficiando cerca de 1,6 milhão de pessoas. O Samu Regional Leste entrou em operação no dia 28 de dezembro de 2020.

“O Samu Regional é a garantia de que vidas serão salvas, de que o socorro chegará a tempo até o paciente e de que ele será encaminhado e atendido na porta de saúde correta e mais próxima”, resume o prefeito de Fabriciano.
Marcos Vinicius assumirá a presidência do Consurge pelos próximos dois anos. Além dele, o Conselho Diretor é formado por vice-presidente, secretário e sete conselheiros: Fabrício Dairel (Peçanha), Fernando da Costa Silva (Naque), André Merlo (Governador Valadares), Edna Marcelina (São Geraldo da Piedade), Hércules José Procópio (São João Evangelista); Diogo Escarabeli Jr. (Resplendor), Douglas Willkys (Timóteo), João Rufino (Mantena), José de Oliveira Flor (Periquito).

O Consurge conta ainda um Conselho Fiscal, também composto por prefeitos das cidades consorciadas; Conselho Técnico, formado por secretários Municipais de Saúde e Diretoria.
A solenidade de posse dos novos Conselhos do Consurge foi virtual, por causa da pandemia, com participação simultânea de todos os prefeitos que integram o Consórcio.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Eu

01 de fevereiro, 2021 | 16:46

“Colocar um maluco desse para presidir o CONSURGE é loucura.”

Envie seu Comentário