21 de agosto, de 2020 | 08:54

Los Películas em sessão virtual

Filme de sábado será “Estou Me Guardando Para Quando o Carnaval Chegar”

Divulgação/ACS CLP
A equipe do Cineclube Los Películas debate os filmes após a exibiçãoA equipe do Cineclube Los Películas debate os filmes após a exibição
O cineclube Los Películas vai promover neste sábado (22) a sua 9ª sessão de cinema virtual, a partir das 21h, pelo Google Meet. O documentário “Estou Me Guardando Para Quando o Carnaval Chegar” estreou em fevereiro de 2019, na 69ª mostra Panorama do Festival de Berlim.

Em abril do mesmo ano recebeu menção honrosa do júri oficial e foi considerado o melhor filme pelo júri da Associação Brasileira de Críticos de Cinema na 24ª edição do Festival É Tudo Verdade, e agora foi escolhido na enquete lançada pelo Los Películas - via Facebook - para a 9ª sessão virtual do cineclube.

O documentário se passa na cidade de Toritama, que é considerada a capital nacional do jeans, no agreste de Pernambuco.

Com uma população estimada em 45.000 habitantes, a cidade tem mais de 3.000 empresas de confecção, cerca de 50 lavanderias industriais e é responsável por 15% da produção nacional de jeans.

Divulgação/ACS CLP
Marcelo Gomes, diretor do filme, se espantou com o que viu em ToritamaMarcelo Gomes, diretor do filme, se espantou com o que viu em Toritama
Os proprietários destas fábricas trabalham sem parar o ano inteiro, exceto durante o carnaval: quando chega a semana de folga, eles vendem tudo e rumam para as praias, em busca de merecido descanso.

Marcelo Gomes, diretor do filme, visitava a cidade nos anos 1980 junto com o pai, e ficou surpreso ao descobrir que a pequena comunidade rural de sua infância vive em função da indústria têxtil com rotinas de trabalho tão intensas. Em entrevista a um jornal carioca, Gomes destacou:

“O que temos em Toritama é uma situação complexa, mas eu não queria transformar ninguém em vítima com o documentário. Queria ouvir os desejos e sonhos de pessoas que se apegam à ideia da autonomia, de ser seu próprio patrão sem perceber que estão sendo escravizadas por elas mesmas. O filme expõe a farsa do neoliberalismo, fala de um Brasil que ninguém conhece como deveria. Toritama é uma China com um carnaval no meio”, concluiu.

Divulgação/ACS CLP
Em cena do filme, uma fábrica caseira de jeans no agreste pernambucanoEm cena do filme, uma fábrica caseira de jeans no agreste pernambucano
Sessão virtual
A última sessão presencial do Los Películas foi em 9 de março, na Câmara Municipal de Ipatinga, quando o Cineclube foi agraciado pela casa com uma Moção de Aplausos unânime pelos cinco anos do grupo, que exibe filmes de qualidade em toda a cidade, e de forma gratuita.

As sessões virtuais começaram em abril, no início do isolamento social. “Sons do Silêncio”, “O Poço”, “A Sun” e “A Vida Invisível” foram alguns dos títulos assistidos e debatidos. Neste formato os filmes são definidos previamente e podem ser assistidos a qualquer momento.

Os debates são programados para um dia específico e são coordenados pelos curadores do cineclube: Márcio Castro, Beto Oliveira, Camila Mendonça, David Romeros, Andréz Gonzales, Gildásio Mendes, Enyaly Polleti e Marilda Lyra.

Divulgação/ACS CLP
Toritama é considerada a capital brasileira do jeansToritama é considerada a capital brasileira do jeans
Para a sessão deste sábado (22), o documentário está disponível na plataforma Netflix - https://www.netflix.com/br/title/81180842 - e o bate papo será a partir das 21h, via Google Meet - https://meet.google.com/tgw-uwyz-zva.

SERVIÇO:
9ª Sessão Virtual Los Películas Cineclube
Sábado - 22 de agosto - 21h
Estou Me Guardando Para Quando o Carnaval Chegar
86’ / Brasil / 2019 / documentário
Classificação indicativa: 10 anos
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário