EXPO USIPA 2025 - 728X90

20 de julho, de 2020 | 12:46

Uma nova 'Vida' para Paulo Bruno Freire

Primeiro trabalho solo do artista após sofrer de depressão é um preito de gratidão

Natural de Belém do Pará, Paulo Bruno Freire é um cantor, compositor e escritor cristão. Sua sensibilidade imprime identidade e diferencial em seus trabalhos. De modo intimista, cantando ou escrevendo, ele narra suas experiências de vida, visão de mundo e relacionamento com Deus. Ele é designer gráfico e membro da Igreja Mais de Cristo, em Florianópolis (SC).

Divulgação/Ana Paula Costa
?Abra o seu coração e deixe Deus tocá-lo?, diz o cantor?Abra o seu coração e deixe Deus tocá-lo?, diz o cantor
Paulo caminhou naturalmente para a carreira solo e prepara um álbum de estreia com músicas autorais e produzidas por Leandro Rodrigues, com estilos passando pelo pop, erudito, rock e clássico, gêneros que se encaixam perfeitamente em suas composições.

As letras das canções têm mensagem de esperança, reflexão, amor e fé. Paulo Bruno interpreta suas canções com muita sensibilidade, pois expressa o que Deus tem feito em sua vida.

Ele compôs uma canção em que fala sobre o valor da vida e o amor que Deus tem por todos, escrita depois de Paulo pensar em suicídio, fato decorrente de uma depressão profunda. Com o intuito de tirar a própria vida, ele fugiu de casa e foi para o litoral afastado, em Florianópolis.

Deitado nas dunas de areia, ele olhou o céu estrelado e algo aconteceu: “Deus falou comigo de modo profundo e me disse: ‘O maior presente que recebeste, foi a vida que soprei em ti’. E é isso que ele declara os primeiros versos da música Vida”.

O cantor explica que ao divulgar esta canção ele quer ajudar outras pessoas que estejam deprimidas e propensas ao suicídio, e diz: “Assim como Deus usou esta música para me libertar da depressão, creio também que vai usá-la para curar outras vidas”.

O single foi produzido seis meses depois do lançamento, com participação de Paulo no projeto Louvor em Piano e Voz 4, idealizado pelo produtor Leandro Rodrigues, que o incentivou a fazer um projeto autoral solo. Ele queria difundir suas canções há muito tempo, mas não acreditava que isso seria possível.

Entretanto, Leandro sempre lhe dizia: “Suas letras passam verdade e emoções ímpares, as pessoas precisam conhecê-las”, Com esse incentivo, Paulo reuniu a coragem que precisava para iniciar o que já estava no coração de Deus.

“Ao longo dos anos, Deus me abençoou com letras e canções resultantes das minhas experiências de vida, e eu só as usava em meus momentos devocionais com Deus. Sinto-me extremamente feliz por tornar isso público, começando com “Vida”, porque creio que esta é a vontade de Deus, diz” o cantor.

A gravação da música foi intensa e emocionante, com a participação do quarteto de cordas Palavra Tocada: “O grupo trouxe o sentimento e a emoção que eu tive no dia em que o Espírito Santo me deu esta canção, e essa sensibilidade se refletiu na gravação. Foram momentos intensos, cheios da presença de Deus”, afirma.

Divulgação/Ana Paula Costa
Um fato interessante se liga à identidade visual criada para o single, baseada na teoria de Fibonacci, um matemático do Século 12, para quem tudo no Universo e na natureza tem um cálculo exato e uma assinatura que forma uma espiral única, como uma “assinatura de Deus” e “fórmula da vida”.

A ficha técnica de “Vida” conta com letra, música e voz de Paulo Bruno Freire; masterização, mixagem, produção musical e piano de Leandro Rodrigues, produção vocal de Carlos Maia.

O arranjo de cordas foi Ronaldo. O Palavra Tocada conta com os violinistas Anderson Santoro e Rodrigo Silva, Gabriel Alvico na viola, Renato de Sá no violoncelo e Wellington Rebouças no contrabaixo em off). As fotos, arte e direção de fotografia foram de Paulo Bruno Freire.

O audiovisual da música teve produção caseira. Por se tratar de uma música com tom intimista, Paulo quis expressar isso também no clipe, e assinou a edição e a direção de fotografia.

“Algumas cenas foram feitas na Praia dos Ingleses, em Florianópolis, onde Deus me deu esta música; outras partes do clipe foram retiradas de bancos de vídeos compradas justamente para compô-lo”, informa o cantor.

Paulo lembra os problemas do momento, quando muitos não veem esperança de dias melhores, ao verem sua história escrita com lágrimas e sofrimentos. E quer que a canção ‘Vida’ seja um bálsamo para todos que vivem problemas relacionados à depressão, suicídio e desesperança.

“Que possamos declarar como o apóstolo Paulo, em Gálatas 2.20: ‘Já não sou mais eu quem vive, mas Cristo vive em mim’. Deus é o dono da vida e soprou esse dom em nós para que tenhamos vida completa n’Ele. Abra o coração e deixe Deus tocá-lo intensamente”, sugere Paulo Bruno Freire.

Assista ao videoclipe “Vida” em https://www.youtube.com/watch?v=f9I8pfjGBeY
Via streaming: https://ps.onerpm.com/2596341260
Instagram: https://www.instagram.com/paulobrunofreire
Facebook: https://www.facebook.com/paulobrunofreire
Twitter: https://twitter.com/pbrunofreire
YouTube: https://www.youtube.com/paulofreiremusic
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário