EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

05 de janeiro, de 2020 | 18:00

Funed bate recorde de entregas de vacinas contra meningite C

Esse número ultrapassou a maior entrega já efetuada até então, de 13 milhões de doses em 2018

Divulgação
Em 2019, Funed entregou 15,4 milhões de doses da imunização contra a doençaEm 2019, Funed entregou 15,4 milhões de doses da imunização contra a doença

A Fundação Ezequiel Dias (Funed) encerrou 2019 cumprindo resultados com impactos significativos. A instituição, que completou 112 anos, é atualmente o único laboratório farmacêutico oficial do país responsável por produzir e entregar a vacina contra meningite C, em atendimento às demandas estabelecidas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde. Somente no ano passado, foram entregues 15,4 milhões de doses da imunização, informa o Governo do Estado de Minas Gerais.

Esse número ultrapassou a maior entrega já efetuada até então, de 13 milhões de doses em 2018. Para 2020, foi acordado com o Ministério da Saúde um incremento de 3 milhões de doses, correspondentes a um aditivo de 20% no montante global de fornecimento, com entregas programadas até abril.

Receita obtida
Em 2019, as receitas diretamente arrecadadas com recursos próprios superaram a cifra de R$ 596 milhões. Essa foi a maior receita obtida pela Funed na série histórica dos últimos 15 anos, segundo o presidente da instituição, Maurício Abreu Santos. “Esse resultado nos permitiu encerrar o ano com os pagamentos em dia de todos os nossos fornecedores. Foi também uma grande oportunidade de mostrar à sociedade, de maneira geral, quem somos e do que somos capazes, mesmo diante das adversidades”, destaca.

Medicamentos e insumos
A Funed é o único laboratório na América Latina responsável pela produção e entrega da Talidomida 100 mg ao Ministério da Saúde. Esse medicamento é usado no tratamento da hanseníase e possui alto potencial para tratamento de outras doenças, como o câncer. A produção teve início em 1973 e, em 2019, foram entregues mais de 7,6 milhões de unidades. Com isso, a fundação conseguiu realizar entregas pendentes de contratos anteriores, assim como atender na íntegra o contrato para 2019.

No ano passado também foi assinado contrato com o governo federal para fornecimento de mais de 5,6 milhões de comprimidos do Entecavir 0,5 mg. O medicamento é utilizado para tratamento, pelo SUS, de pacientes portadores de hepatite viral crônica B e foi totalmente elaborado nos laboratórios de Desenvolvimento de Medicamentos Farmacotécnicos e Biotecnológicos da Funed. As entregas serão feitas em 2020, destaca o Governo mineiro. (Agência Minas)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário