12 de dezembro, de 2022 | 15:49
Universo conquista o título da 1ª Divisão Ipatinguense
Waldecy Castro
O meia Tanaka, 24 anos, foi o herói da decisão ao marcar o gol logo no início do 2º tempo

Um gol do meia Tanaka logo a um minuto do 2º tempo (chute de perna esquerda da entrada da área) deu a vitória de 1 a 0 ao Universo sobre o Beira Rio, na grande final do Campeonato de Ipatinga da 1ª Divisão, domingo (11) pela manhã no campo do Canaã. Com isto, o tradicional clube levantou a taça de campeão da competição organizada pela Liga de Desportos de Ipatinga (LDI) com apoio da Prefeitura e Supranet, desbancando mais um favorito nas fases anteriores eliminou o Iguaçu e o Bethânia com vitórias incontestáveis.
O Universo volta a conquistar a divisão de elite exatamente no ano de seu retorno a última vez em que houve as divisões na cidade, em 2017, foi ele mesmo quem venceu, numa final contra o mesmo adversário.
Para o Beira Rio, foi uma grande decepção o desfecho do campeonato. O time comandado por Jean Silva chegou invicto à decisão e no único jogo em que foi derrotado perdeu o título. Na rodada de abertura da primeirona, o Beirão venceu o mesmo Universo por 3 a 0, criando enorme expectativa sobre a sua campanha no restante da competição. Entretanto, a equipe teve o artilheiro do campeonato, Kanu, com sete gols, e o goleiro menos vazado, Ênio, que tomou apenas três gols.
Muita disputa
O jogo foi disputado sob sol forte, porém com as equipes se empenhando ao máximo. O Universo demonstrou mais garra, mais entrosamento e acerto nas jogadas nas duas etapas. O Beirão, embora com ótimos valores individuais e com sete modificações, não se acertou em momento algum do confronto, apesar do bom volume de jogo. O Universo se fechava na defesa e preparava perigosos contra-ataques.
Waldecy Castro
Os jogadores, dirigentes e comissão técnica do Universo comemoram uma conquista numa campanha em que eliminaram os principais favoritos

No 1º tempo, poucos lances de gol. Aos 40 minutos, gol do Beira Rio bem anulado pelo assistente Johny Willian, pelo fato de o meia Robinho ter completado adiantado em relação ao último defensor do Universo.
Gol e conquista
Na segunda etapa, o gol de Tanaka logo a um minuto, num chute certeiro, de perna esquerda, no canto esquerdo de Ênio, deu mais ares de decisão ao confronto. O Beira Rio tentou a reação de todas as formas, porém as conclusões e, outras vezes, a preparação das jogadas não tiveram efetividade. O Universo se fechou na defesa e partiu em vários contra-ataques e por pouco não ampliou. O goleiro Ênio e os zagueiros do Beirão foram efetivos nos desarmes. Foi o panorama do jogo até o apito final, para muita festa e emoção de comissão técnica e jogadores.
Destaques para o desempenho dos atacantes Robiney e Beto, bem como dos volantes Betinho e Leander, além dos zagueiros Pipoca e Benzema, do Universo.
Ficha técnica
Universo: Julimar, Gustavinho, Pipoca, Benzema e Otaviano (Guilherme Jackson); Betinho (Leo), Leander (Igor Giraldeli), Bernardo e Tanaka; Robiney e Beto. Técnico José César de Araújo.
Beira Rio: Ênio, Luan, Tiago (Toró), Lucão e Cleubinho; Alan (Édson), Ruço (Juninho Xerife e depois Hércules), Vilela (Vitinho) e Robinho (Nasley); Parrão e Kanu (Breno). Técnico Jean Silva.
O árbitro, com bom trabalho, pois acompanhou os lances bem de perto, foi Girley Ramos, bem auxiliado por Johny Willian e Daniel Melo. O 4º árbitro foi Ângelo Reinaldo; 5º árbitro, Anderson neves; 6ª árbitra, Ana Carolina Ribeiro.
MAIS FOTOS




















Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]