17 de novembro, de 2022 | 17:30

Ipatinga sedia mostra de proteção à cultura Afro

Divulgação
Ação, que será aberta hoje, faz parte do programa estadual Aineiridade, que visa popularizar políticas públicas que evidenciam tradições dos povos negros Ação, que será aberta hoje, faz parte do programa estadual Aineiridade, que visa popularizar políticas públicas que evidenciam tradições dos povos negros


O município de Ipatinga, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, em parceria com a Feirarte, realiza entre os dias 18 e 30 de novembro a mostra cultural “AINEIRIDADE - A Influência da Cultura Negra de Ipatinga”. Conforme a pasta, as atividades serão realizadas na Estação Memória e também na área da Feirarte no Parque Ipanema.

A programação é toda gratuita e tem início na Estação Memória. Entre os dias 18 e 30 de novembro será realizada no espaço uma mostra fotográfica que conta a história do Congado do Ipaneminha, uma das mais antigas manifestações culturais afro-brasileiras do município. Ainda no dia 18, no mesmo local, será realizada a partir das 14h a apresentação de “Contos Africanos”, com o ator Pedro Barroso.

Já no domingo (20), a partir das 14h, os munícipes poderão conferir na área da Feirarte, no Parque Ipanema, a apresentação do grupo de capoeira “Associação Quilombo do Queimado”, além do “Grupo de Dança de Rua Liespe” e muita música afro com “Marquin do Cavaco e Banda”.

“O município de Ipatinga reconhece a importância do programa como forma de garantir o fortalecimento e visibilidade para a cultura negra local em suas inúmeras formas de expressão. Essa iniciativa busca levar aos Ipatinguenses um pouco da nossa história contada a partir de artistas da região”, destaca Leonardo Batista, diretor do Departamento de Cultura.

Aineiridade
A ação faz parte do programa "Aineridade", lançado em março deste ano pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (lepha), que busca compreender e reconhecer a complexidade das contribuições dos grupos de matriz africana que formam as culturas mineiras.

O objetivo do programa é possibilitar caminhos para melhor entendimento dos conhecimentos aineiros que trazem especificidades em relação aos saberes, manifestações culturais, cosmovisões e modos de vida específicos.

Serviço
“AINEIRIDADE - A Influência da Cultura Negra de Ipatinga”
18 a 30 de novembro
Estação Memória

18/11, às 14h – “Contos Africanos”, com o ator Pedro Barroso
18 a 30/11 - Exposição Fotográfica – História do Congado do Ipaneminha (8h às 18h)

Feirarte
20/11, às 14h – Apresentação grupo de Capoeira “Associação Quilombo do Queimado”, “Grupo de Dança de Rua Liespe” e "Marquin do Cavaco e Banda".

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário