10 de novembro, de 2022 | 10:00
Carnes voltam para o carrinho dos consumidores diante da deflação
Dados divulgados pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), nesta quarta-feira (9), mostraram que o consumo nos lares brasileiros fechou o mês de setembro em alta de 0,39% ante a agosto. De janeiro a setembro deste ano, segundo a associação, o consumo das famílias nos supermercados acumula alta de 2,84%. Diante desse contexto, para o ano de 2022, a Abras prevê crescimento acumulado de até 3,3%. Para a entidade que representa os supermercadistas do país, o número está relacionado à queda nos preços dos alimentos, a deflação.
A tendência é um consumo mais consistente nos próximos meses, puxado principalmente pelo aumento do consumo de proteínas e outros itens que voltaram a fazer parte da cesta de abastecimento dos consumidores diante da deflação registrada nos últimos três meses”, analisou o vice-presidente Institucional da Abras, Marcio Milan.
Queda nos preços
Na cesta de alimentos básicos, composta por 12 produtos, a Abras registrou queda de -2,26% em outubro. As principais reduções foram constatadas no leite longa vida (-9,91%), óleo de soja (-3,71%), feijão (-3,43%), carne (-0,93%), açúcar (-0,83%), arroz (-0,53%) e café (-0,01%). O preço médio da cesta passou de R$ 326,96 em setembro para R$ 319,57 em outubro.
A Cesta Abrasmercado, composta por 35 produtos de largo consumo que inclui alimentos, bebidas, produtos de limpeza e itens de higiene e beleza, apresentou redução pelo terceiro mês consecutivo: em agosto, a baixa foi de 2,61%; setembro foi registrado -1,71%; e outubro, -0,17%.
Carrinho do cliente
Stéphanie Lisboa
Eli Márcio, gerente do Supermercado Coelho Diniz, na unidade do Shopping Vale do Aço, percebe que os clientes estão levando mais produtos
Eli Márcio, gerente do Supermercado Coelho Diniz, na unidade do Shopping Vale do Aço, percebe que os clientes estão levando mais produtos
No Supermercado Coelho Diniz, o gerente da unidade no Shopping Vale do Aço, Eli Márcio Pulcino de Lima, afirma que os preços das proteínas realmente têm apresentado redução. No início do ano realmente teve essa leve alta, mas agora os preços estão caindo, haja vista que a gente vê várias promoções de carnes no fim de semana, meio de semana e o preço está reduzindo, tanto boi, quanto frango também, que é muito procurado”, observou.
O carrinho do cliente reflete a redução dos preços, conforme relata Eli Márcio. A gente percebe no carrinho do cliente. Ele está comprando mais carnes, mais frango, a carne de boi também. Então você observa que ele está comprando, está ficando mais feliz quando passa no caixa”, contou.
Preferência do consumidor
Frango, boi, porco e peixe, segundo o gerente, essa é a escolha de preferência dos consumidores na loja que ele trabalha. E claro, o ovo não pode ser esquecido, e está na lista de proteínas compradas pelos clientes, sobretudo, quando a carne está mais cara. Mas o frango é o campeão nas vendas. O frango, ele sempre vendeu mais, até mesmo pelo preço”, atentou Eli Márcio.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Bon
10 de novembro, 2022 | 18:54FOI SÓ LULINHA DAR AS CARAS QUE OS PREÇOS JÁ ESTÃO CAINDO, ISSO PORQUE NEM OLHOU PRO DÓLAR, AGUARDEM 2023 SERÁ O ANO DO BRASILEIRO.
ANOTA AÍ FANÁTICOS PELO DEUS bolsonaro DE VOCÊS.
ANO QUE VEM QUERO VER VOCÊS DESFRUTANDO TAMBÉM, APESAR DE NÃO MERECEREM”
Pronto Falri
10 de novembro, 2022 | 14:11A queda vai continuar Ricardo. Muito gado partirá para o sacrifício e abonadonara seu ídolo Mitonaro.”
Ricardo
10 de novembro, 2022 | 11:59Guardem essa matéria, eleitores do novo presidente. Vamos ver se a queda vai continuar”