14 de julho, de 2026 | 17:00

Radares de trânsito em Ipatinga passam por últimos testes

Divulgação
Trabalhos de aferição e homologação realizado pelo IPEM-MG, encontra-se em andamento; operação oficial começa na quinta-feira Trabalhos de aferição e homologação realizado pelo IPEM-MG, encontra-se em andamento; operação oficial começa na quinta-feira

A aferição metrológica do segundo lote dos novos equipamentos de fiscalização eletrônica de trânsito está sendo feita esta semana em Ipatinga. O procedimento técnico, executado pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG), órgão delegado do Inmetro, é obrigatório para garantir a precisão e a conformidade técnica do sistema. Os equipamentos entrarão em operação definitiva nesta quinta-feira (16), informou a administração municipal.

A etapa valida os dispositivos instalados em pontos estratégicos do perímetro urbano. Segundo o município, o objetivo é coibir infrações graves e reduzir os índices de acidentes de trânsito.

Durante a fiscalização, o Ipem-MG simula passagens de veículos em velocidades controladas para verificar a exatidão das medições. A homologação garante validade legal às autuações emitidas pelo sistema. Os equipamentos monitorarão faixas de tráfego com registro de altos índices de sinistros nos últimos anos.

O sistema fará o monitoramento de excesso de velocidade, com limite urbano de 50 km/h, avanço de sinal vermelho, parada de veículos sobre a faixa de pedestres e, em alguns pontos, conversões proibidas.

Até quinta-feira, algumas vias poderão apresentar lentidão temporária ou interdições parciais de faixas em função dos testes. A orientação aos condutores é redobrar a atenção e respeitar a sinalização de cones e barreiras nos locais de aferição.

Dados apresentados pelo município indicam aumento de 4.470 acidentes em 2024 para 5.121 ocorrências em 2025. Nos primeiros meses de 2026, o balanço parcial apontava 1.207 acidentes. Segundo a administração municipal, a expectativa é que a presença dos radares contribua para a prevenção de acidentes nas ruas e avenidas de Ipatinga.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário