23 de junho, de 2026 | 15:30
Timóteo lança novo ciclo da PNAB com recursos de R$ 594 mil para cultura
A Prefeitura de Timóteo promoverá, na próxima segunda-feira (29), a partir das 18h, na Fundação Aperam Acesita, o lançamento do 2º Ciclo da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). Neste ano, o montante da PNAB destinado pelo governo federal ao município é de aproximadamente R$ 594 mil, conforme informações da Subsecretaria de Cultura, Esporte e Lazer da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.O evento de lançamento será aberto à participação da comunidade, incluindo artistas plásticos e de audiovisual, músicos, atores, artesãos, produtores e agentes culturais, empreendedores criativos, representantes de entidades e interessados. A programação terá a apresentação técnica das diretrizes dessa segunda etapa da PNAB, com o detalhamento dos cinco editais que serão disponibilizados pelo município, permitindo conhecer as oportunidades e esclarecer dúvidas sobre os processos de inscrição e participação. Também, está prevista a palestra PNAB: Uma Política Estruturante para o Fortalecimento do Sistema de Cultura em Minas Gerais”, ministrada por Verônica Ildefonso Cunha Coutinho, superintendente de Fomento, Capacitação e Municipalização da Cultura do Estado de Minas Gerais.
Os cinco editais programados no município irão contemplar as seguintes áreas: seleção de projetos culturais; bolsa de estudo e intercâmbio; premiação de patrimônio cultural imaterial; política nacional Cultura Viva (certificação de pontos de cultura); bolsa para mestres e mestras da cultura tradicional e popular. A PNAB representa um importante instrumento de fortalecimento das políticas públicas culturais, incentivando a produção artística, a valorização dos saberes tradicionais, a preservação do patrimônio cultural e o desenvolvimento da economia criativa local”, avaliou a administração municipal de Timóteo.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]













