adriana 728x90

09 de junho, de 2026 | 14:21

Nova lei categoriza piercing e tatuagem em animais como maus-tratos

Deputado Edmir Chedid/Alesp
 Texto acrescenta trecho a norma já existente, que inclui ações ou omissões que atentem contra a saúde e integridade física ou mental de animal Texto acrescenta trecho a norma já existente, que inclui ações ou omissões que atentem contra a saúde e integridade física ou mental de animal

Está publicada, na edição do Diário Oficial de Minas Gerais desta terça-feira (9), a Lei 25.911/26 que altera a Lei 22.231, de 2016, para incluir na categoria de maus-tratos tatuagens e colocação de "piercings" em animais, com fins estéticos, no âmbito do Estado.

De autoria da deputada Ione Pinheiro (União), a proposta tramitou na Assembleia como o Projeto de Lei (PL) 2.625/21. A matéria considerou que realizar tatuagens em animais de estimação, para satisfazer as preferências estéticas de tutores, causam dores inúteis e expõem a diversas complicações, como reações alérgicas, infecções, cicatrizes, queimaduras e irritações crônicas.

Aprovado definitivamente em Plenário no dia 29 de abril, o texto propõe alteração da Lei 22.231, de 2016, que dispõe sobre a definição de maus-tratos contra animais no Estado e dá outras providências.

De acordo com a legislação, são considerados maus-tratos contra animais quaisquer ações ou omissões que atentem contra a saúde ou a integridade física ou mental de animal. (ALMG)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário