28 de maio, de 2026 | 12:15

Operação da PM e PRF indica participação de policiais militares e guarda municipal em roubo de carga na BR-381

Sargento e soldado presos são lotados na região de São Gonçalo do Rio Abaixo e o guarda civil suspeito é da GCM de Ipatinga

Arquivo Diário do Aço
Os PMs presos suspeitos de envolvimento no crime da BR-381 foram levados para a Delegacia da Polícia Civil de ItabiraOs PMs presos suspeitos de envolvimento no crime da BR-381 foram levados para a Delegacia da Polícia Civil de Itabira

Uma operação conjunta envolvendo a Polícia Militar e a Polícia Rodoviária Federal resultou na prisão de dois policiais militares suspeitos de participação em um roubo de carga registrado na BR-381, em Antônio Dias. Um guarda civil municipal de Ipatinga também foi apontado nas apurações como possível integrante do grupo e segue sendo procurado.

O caso teve origem a partir do tombamento de um caminhão ocorrido na madrugada de quarta-feira (27), no km 303 da rodovia. O veículo transportava uma carga diversificada de produtos com destino ao interior da Bahia. Segundo informações repassadas pelas vítimas, parte da mercadoria foi saqueada logo após o acidente.

Horas mais tarde, quando o motorista e outros trabalhadores retornaram ao local para verificar mercadorias que haviam permanecido escondidas na vegetação às margens da rodovia, encontraram a carga remanescente sendo levada por um grupo armado.

Conforme relatos das vítimas e testemunhas, cerca de seis homens chegaram ao local em uma caminhonete Chevrolet S10, uma Volkswagen Saveiro e um Volkswagen Polo. Os suspeitos estariam armados e efetuaram disparos para o alto com o objetivo de intimidar as pessoas presentes.

Ainda segundo os depoimentos, os autores alegaram falsamente atuar como integrantes de uma empresa de escolta contratada para proteger a carga. Ao serem informados de que a mercadoria não possuía seguro nem serviço de escolta, os criminosos passaram a ameaçar os trabalhadores e assumiram o controle da área.

Os criminosos retiraram da vegetação diversos produtos que haviam sido escondidos nas proximidades da rodovia. Entre os itens levados estavam pneus, roupas, brinquedos, motocicletas elétricas, equipamentos eletrônicos e outras mercadorias transportadas pelo caminhão acidentado.

As investigações conduzidas pela Polícia Militar e pela Polícia Rodoviária Federal permitiram a identificação dos veículos utilizados na ação. As vítimas anotaram as placas dos automóveis e repassaram as informações às autoridades.

Segundo a ocorrência, o proprietário da caminhonete Chevrolet S10 foi identificado como o sargento da Polícia Militar, de 41 anos, lotado no 26º BPM de Itabira. O soldado, de 27 anos, foi apontado como participante da ação criminosa. Ambos foram reconhecidos pelas vítimas por meio de fotografias.

A apuração também indicou a participação de um integrante da Guarda Civil Municipal de Ipatinga. De acordo com a polícia, o Volkswagen Polo utilizado no crime estava alugado em seu nome, em uma locadora de Ipatinga. As vítimas também o reconheceram como um dos envolvidos.

PMs foram presos ao assumirem serviço

As equipes policiais realizaram diligências e monitoraram a residência dos dois suspeitos. Os PMs foram abordados no momento em que assumiam o serviço policial no Pelotão de São Gonçalo do Rio Abaixo.

Conforme fontes policiais, ambos admitiram ter estado no local do acidente, alegando que teriam sido contratados para realizar uma suposta escolta de carga. Eles negaram envolvimento na subtração das mercadorias e o uso de armas para ameaçar as vítimas.

Na residência ligada aos investigados, os militares localizaram duas pistolas registradas em nome dos suspeitos, carregadores, dezenas de munições calibres 380 e 40, cápsulas deflagradas, aparelhos celulares, equipamentos eletrônicos e outros materiais que poderão auxiliar no esclarecimento dos fatos. A caminhonete apontada pelas vítimas como utilizada no roubo também foi apreendida.

Entre os materiais recolhidos estavam uma pistola calibre 380 municiada com 28 cartuchos, uma pistola calibre 40 com nove munições, além de 28 cartuchos de calibre .380 intactas e 36 de calibre 40.

As vítimas reconheceram ainda a caminhonete Chevrolet S10, que seria do sargento, apreendida como o veículo empregado na retirada da carga roubada.

O sargento e o soldado receberam voz de prisão em flagrante pelos crimes de roubo qualificado pelo emprego de arma de fogo e associação criminosa. Ambos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de plantão em Itabira.

As buscas ao GCM de Ipatinga continuaram até o encerramento da ocorrência. A Polícia Civil dará prosseguimento às investigações para identificar outros possíveis participantes do grupo e recuperar a carga subtraída. Um dos veículos, a Saveiro, já havia sido vista em outro saque de carga.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

João

29 de maio, 2026 | 07:51

“Se vc é trabalhador registrado em caso de doença estará amparado em caso de morte minha família será amparada ?.. etc
Se vc for criminoso e for preso ou descoberto vc está fudido então para que ser criminoso (o fim é triste)”

Gustavo

28 de maio, 2026 | 20:29

“Vai aparecer mais denúncia de militares envolvidos,isso envergonha nossa corporação.pra cima agora quem se envolve com porcos farelo come!”

Justiça

28 de maio, 2026 | 16:51

“Muitas das vezes, á comunidades de modo em geral " confia talvez em fazer Justiça ?? com as próprias mãos ? do que em muitos PM este é Brasil... tem muitos PMMG bons, e tem muitas porqueiras.”

Gilson Nunes

28 de maio, 2026 | 16:46

“Agora eu pergunto:
O que faz a pessoa praticar um crime desse?
O desemprego? A crise ? As dívidas?
Creio que não pois os que estão envolvidos aí , que pelas investigações participaram do assalto são pessoas de bem, bom emprego, carros e não tem necessidade nenhuma de cometer delitos.”

Ipatinguense

28 de maio, 2026 | 16:45

“Caracas! Mas a GCM começou outro dia e já deu fruto podre! Meu Deus!”

Roberto

28 de maio, 2026 | 16:34

“Infelizmente em todo saco tem uma laranja podre, ou seja em toda profissional tem seu mal funcionário, então não é a profissão isso é do ser humano.”

Mimarol

28 de maio, 2026 | 15:32

“Nova381, lendo a reportagem com calma entendi que o motorista e trabalhadores (que devem ter auxiliado o motorista) que esconderam a(s) mercadoria(s) no mato com intuito de não serem saqueadas e não os criminosos.”

Gildázio Garcia Vitor

28 de maio, 2026 | 15:10

“Esta semana fui presenteado com dois vídeos de quatro Guerreiras, sendo duas da HONRADA PMMG: o primeiro foi de uma garota e sua Mãe Gari, de Santana do Paraíso, na formatura dos Soldados do 11° BPM do meu querido Manhuaçu; o outro, da posse da Coronel Cleide no Comando Geral da PMMG, com um emocionante e alegre comentário de sua Mãe.
Infelizmente, este nosso Portal Diário do Aço não publicou nada, mas ainda é tempo.
Quanto aos PMs suspeitos, citados na reportagem, o Sr. Guerreiro "envergonhado", provavelmente um Militar, já disse tudo.”

Luciano

28 de maio, 2026 | 15:06

“Menos três bandidos nas ruas. Vão perder a farda e trabalhar de ajudante sabem fazer mais nada.”

Chamom

28 de maio, 2026 | 14:58

“Seja bem vindos a segurança pública !
Sempre foi assim é não é agora q vai ser diferente !
Quem tem que prender São os primeiros a cometer os crimes, por isso nosso pais nunca vai pra frente.”

Luciano

28 de maio, 2026 | 14:36

“Cambada de safado. Ainda se diz defensor do cidadão de bem, uma porqueira dessa. Sou um dos comerciantes que foi lesado, e doloroso você correr tanto atrás do seu sonho o melhor pra sua família e vim umas porqueiras dessas pra poder infernizar a vida do trabalhador. Espero que a justiça seja feita.”

Guerreiro Com Vergonha

28 de maio, 2026 | 14:19

“Rapaz, esse Paulo no comentário dizendo que não vai dar em nada... Não conhece a justiça militar, um militar em Ipatinga foi excluído por trocar etiqueta de preço da carne no supermercado. Não toleram desvio de conduta, vai vendo....”

Verdade

28 de maio, 2026 | 14:11

“Legal a população de Minas Gerais está protegida por bandidos.”

Joao Batista

28 de maio, 2026 | 13:51

“EM QUEM CONFIAR? FOI O TEMPO QUE SE PODIA CONFIAR EM UM PMMG ! CLARO COM EXCESSOES TEMOS INUMEROS E EXEMPLARES PMS NAS RUAS MAS ENFIM TA DIFICIL NOSSO PAÍS!!!!”

Nova 381

28 de maio, 2026 | 12:58

“Será que foram só eles que roubaram? E os saqueadores que esconderam a carga no mato,quem são ?”

Billy The Kid

28 de maio, 2026 | 12:56

“Podem apurar que esses meliantes criminoso vestido de farda denegrindo a imagem da instituição deve ter participação em mais roubos com certeza”

Paulo

28 de maio, 2026 | 12:54

“Da em nada,mandam pra outro município e pronto.”

Envie seu Comentário