26 de maio, de 2026 | 17:48
Servidores de Coronel Fabriciano rejeitam nova proposta salarial e mantêm estado de greve
Por Matheus ValadaresOs servidores públicos municipais de Coronel Fabriciano rejeitaram a nova proposta apresentada pela administração municipal dentro da Campanha Salarial da categoria. A decisão foi tomada em assembleia na noite de segunda-feira (25), no plenário da Câmara de Vereadores, conduzida pela diretoria do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Coronel Fabriciano (Sintmcelf).
Conforme informado, 111 trabalhadores presentes votaram contra a contraproposta, enquanto 19 foram favoráveis. Com o resultado, os servidores mantêm o estado de greve.
A nova proposta apresentada pela administração previa aumento salarial de 1,4% e acréscimo de R$ 20 no vale-alimentação. A oferta foi debatida pela categoria durante a assembleia, mas acabou rejeitada pela maioria dos participantes.
A proposta anterior, recusada em abril, conforme divulgado pelo Diário do Aço à época, previa reajuste escalonado do auxílio-alimentação, condicionado à extinção imediata das férias-prêmio. Pelo texto, o benefício passaria de R$ 300 para R$ 400 em 2026, R$ 500 em 2027 e R$ 600 em 2028.
Além disso, a administração havia proposto aumento real de 1,45%, também condicionado à retirada das férias-prêmio, além da reposição inflacionária. O texto ainda previa a manutenção de itens já praticados, como fornecimento de uniformes e equipamentos de proteção individual, exames admissionais e periódicos, além de ações relacionadas à segurança do trabalho.
Até o fechamento desta reportagem, o Sintmcelf não havia emitido nota oficial sobre os desdobramentos da assembleia e os próximos passos da mobilização.
A reportagem do jornal Diário do Aço também procurou a administração municipal e aguarda um posicionamento oficial sobre o resultado da assembleia.
Matéria atualizada às 20h55 do dia 27/5
Um dia depois da publicação desta notícia, a administração municipal se manifestou, por meio de nota:A Prefeitura de Coronel Fabriciano informa que a contraproposta apresentada à categoria é definitiva, não havendo, neste momento, possibilidade de nova negociação. A decisão ocorre diante do esgotamento das fontes orçamentárias e financeiras do município, provocado pela queda de receitas em diferentes áreas.
A Administração Municipal esclarece que, após a rejeição da primeira contraproposta, entendeu que a categoria optou pela manutenção das férias-prêmio, decisão legítima dentro do processo de negociação sindical e que foi respeitada pela gestão.
Na segunda proposta encaminhada aos servidores, o município manteve o ganho real de 1,45%, além dos 3,90% já concedidos em janeiro. Também foi proposto reajuste de 6,66% no vale-alimentação.
Por esse motivo, a segunda proposta buscou atender ao posicionamento manifestado pela categoria, preservando as férias-prêmio e adequando o reajuste do vale-alimentação à atual capacidade financeira do município.
A Prefeitura de Coronel Fabriciano reforça que respeita e valoriza os servidores públicos, reconhecendo a importância de cada profissional para o funcionamento da cidade. No entanto, a gestão também precisa agir com responsabilidade fiscal, dentro da realidade orçamentária do município, garantindo o equilíbrio das contas públicas e a continuidade das políticas públicas e dos serviços essenciais prestados à população.
Já publicado:
Administração de Coronel Fabriciano cita cenário fiscal e rebate críticas diante de estado de greve dos servidores
Servidores de Coronel Fabriciano rejeitam proposta, aprovam estado de greve e protesto em frente à prefeitura
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]


















Educador Doido
26 de maio, 2026 | 22:20O prefeito Sadi adotou a estratégia do Pão e Circo. Divertir a população é a melhor maneira do povo esquecer as crises que os envolve. Sadi prefere gastar milhões com shows e festivais., mas não faz o dever de casa, deixando de valorizar os servidores.”