26 de maio, de 2026 | 17:48

Servidores de Coronel Fabriciano rejeitam nova proposta salarial e mantêm estado de greve

Divulgação
Campanha Salarial dos servidores municipais de Fabriciano permanece abertaCampanha Salarial dos servidores municipais de Fabriciano permanece aberta
Por Matheus Valadares
Os servidores públicos municipais de Coronel Fabriciano rejeitaram a nova proposta apresentada pela administração municipal dentro da Campanha Salarial da categoria. A decisão foi tomada em assembleia na noite de segunda-feira (25), no plenário da Câmara de Vereadores, conduzida pela diretoria do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Coronel Fabriciano (Sintmcelf).

Conforme informado, 111 trabalhadores presentes votaram contra a contraproposta, enquanto 19 foram favoráveis. Com o resultado, os servidores mantêm o estado de greve.

A nova proposta apresentada pela administração previa aumento salarial de 1,4% e acréscimo de R$ 20 no vale-alimentação. A oferta foi debatida pela categoria durante a assembleia, mas acabou rejeitada pela maioria dos participantes.

A proposta anterior, recusada em abril, conforme divulgado pelo Diário do Aço à época, previa reajuste escalonado do auxílio-alimentação, condicionado à extinção imediata das férias-prêmio. Pelo texto, o benefício passaria de R$ 300 para R$ 400 em 2026, R$ 500 em 2027 e R$ 600 em 2028.

Além disso, a administração havia proposto aumento real de 1,45%, também condicionado à retirada das férias-prêmio, além da reposição inflacionária. O texto ainda previa a manutenção de itens já praticados, como fornecimento de uniformes e equipamentos de proteção individual, exames admissionais e periódicos, além de ações relacionadas à segurança do trabalho.

Até o fechamento desta reportagem, o Sintmcelf não havia emitido nota oficial sobre os desdobramentos da assembleia e os próximos passos da mobilização.

A reportagem do jornal Diário do Aço também procurou a administração municipal e aguarda um posicionamento oficial sobre o resultado da assembleia.

Matéria atualizada às 20h55 do dia 27/5

Um dia depois da publicação desta notícia, a administração municipal se manifestou, por meio de nota:
A Prefeitura de Coronel Fabriciano informa que a contraproposta apresentada à categoria é definitiva, não havendo, neste momento, possibilidade de nova negociação. A decisão ocorre diante do esgotamento das fontes orçamentárias e financeiras do município, provocado pela queda de receitas em diferentes áreas.

A Administração Municipal esclarece que, após a rejeição da primeira contraproposta, entendeu que a categoria optou pela manutenção das férias-prêmio, decisão legítima dentro do processo de negociação sindical e que foi respeitada pela gestão.

Na segunda proposta encaminhada aos servidores, o município manteve o ganho real de 1,45%, além dos 3,90% já concedidos em janeiro. Também foi proposto reajuste de 6,66% no vale-alimentação.

Por esse motivo, a segunda proposta buscou atender ao posicionamento manifestado pela categoria, preservando as férias-prêmio e adequando o reajuste do vale-alimentação à atual capacidade financeira do município.

A Prefeitura de Coronel Fabriciano reforça que respeita e valoriza os servidores públicos, reconhecendo a importância de cada profissional para o funcionamento da cidade. No entanto, a gestão também precisa agir com responsabilidade fiscal, dentro da realidade orçamentária do município, garantindo o equilíbrio das contas públicas e a continuidade das políticas públicas e dos serviços essenciais prestados à população.


Já publicado:


Administração de Coronel Fabriciano cita cenário fiscal e rebate críticas diante de estado de greve dos servidores
Servidores de Coronel Fabriciano rejeitam proposta, aprovam estado de greve e protesto em frente à prefeitura
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Educador Doido

26 de maio, 2026 | 22:20

“O prefeito Sadi adotou a estratégia do Pão e Circo. Divertir a população é a melhor maneira do povo esquecer as crises que os envolve. Sadi prefere gastar milhões com shows e festivais., mas não faz o dever de casa, deixando de valorizar os servidores.”

Envie seu Comentário