26 de maio, de 2026 | 07:57

Governo federal cria subsídio de R$ 0,44 por litro da gasolina por 60 dias

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva editou nesta segunda-feira (25) um decreto que institui subsídio de R$ 0,44 por litro da gasolina, em mais uma tentativa do governo federal de reduzir os impactos da alta internacional do petróleo sobre os preços dos combustíveis no país.

A medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União e terá validade inicial de 60 dias.

O decreto estabelece as regras para pagamento da subvenção econômica a produtores e importadores de combustíveis derivados de petróleo.

Pelo modelo definido pelo governo, a União fará a compensação às empresas em valor equivalente aos tributos federais descontados do preço de venda da gasolina.

A operacionalização ficará sob responsabilidade da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, que será encarregada da habilitação das empresas participantes, da apuração dos valores e da fiscalização da aplicação do desconto no mercado.

Empresas precisarão comprovar desconto
Conforme o texto do decreto, as companhias interessadas deverão aderir formalmente ao programa e comprovar, por meio de notas fiscais eletrônicas, que o valor do subsídio foi abatido do preço final do combustível comercializado.

O desconto deverá aparecer de forma expressa nos documentos fiscais emitidos pelas empresas habilitadas.

O pagamento da subvenção ocorrerá em até 30 dias após a apresentação das declarações, desde que não sejam identificadas inconsistências nas informações prestadas.

Medida integra pacote contra alta do petróleo
A iniciativa faz parte do pacote anunciado pelo governo federal após a escalada das tensões no Oriente Médio, que afetou o fluxo de petróleo pelo Estreito de Ormuz e voltou a pressionar o preço internacional do barril, novamente acima de US$ 100.

Além da gasolina, o governo já anunciou medidas de compensação para o diesel, o gás liquefeito de petróleo (GLP) e o querosene de aviação.

O pacote também inclui linhas de crédito voltadas ao setor aéreo.


Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Concordo Falo Mesmo

26 de maio, 2026 | 19:59

“Esse Gado de manobra, verdadeiramente "Vaquinhas" não conseguem ver nada de bom, não devem abastecer o carro deles por aqui,
Que sejam felizes com o presidiário...”

Falo Mesmo

26 de maio, 2026 | 13:08

“Impressionante. Se deixa subir a maioria reclama, se faz alguma coisa para baixar ou segurar, reclamam também. Vai entender esses bebedores de detergente. Pensa num povo tapado?”

Viewer

26 de maio, 2026 | 10:11

“Baixar impostos... nah... gastar dinheiro público pra baixar os preços artificialmente em periodo eleitoral, ah isso sim...

E ninguém vê a loucura disso.”

Sincero

26 de maio, 2026 | 09:53

“Em ano de eleição, todo politico fica bonzinho, ainda mais se pleitear a reeleição, passado a eleição e se eleito for ferra com todos pois não tem almoço grátis...isso é mais uma medida eleitoreira, por quê não foi feito antes?”

Gilson Nunes

26 de maio, 2026 | 08:58

“Na onda das guerras que o laranjão americano arruma pra valorizar o preço do petróleo e os EUA ganhar mais dinheiro ainda ,os postos de combustível no Brasil como sempre aumentam os preços, com isso o governo tem que criar esses subsídios para que o povo não sejam mais penalizados aínda.
Bem diferente do desgoverno anterior que não fazia nada pro povo .”

Envie seu Comentário