20 de maio, de 2026 | 07:25
Vale do Aço volta a ficar em alerta para possível tempestade nos próximos dias
Por Matheus ValadaresMunicípios do Vale do Aço aparecem na área de alerta de tempestade emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nesta terça-feira (19). Conforme o comunicado, as cidades estão sob perigo potencial. O prazo do alerta é válido até a próxima quinta-feira (21), às 9h. Segundo o instituto, pode haver chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos de 40 a 60 km/h, e queda de granizo. Há baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.
Em maio, foram registrados de 0,2mm a 0,4mm nos dias 12 e 17, algo comum para a estação de outono, com características de clima seco e madrugadas progressivamente mais frias. É comum a chegada de massas de ar polar, resultando em quedas mais acentuadas nas temperaturas
Regiões sob alerta
Em Minas Gerais, também há possibilidade de tempestade para as regiões do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Central Mineira, Zona da Mata, Oeste de Minas, Vale do Rio Doce, Sul/Sudoeste de Minas, Campo das Vertentes, Metropolitana de Belo Horizonte e Noroeste de Minas.
O alerta também se estende para todo território de São Paulo e Rio de Janeiro, além de regiões do Mato Grosso, Goiás e Paraná.
Instruções
A entidade avisa que em caso de rajadas de vento, as pessoas não devem se abrigar debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e também não devem estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Também é recomendado evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada e em casos de emergências, acionar a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
















