22 de abril, de 2026 | 17:00
Servidores rejeitam proposta e mantêm greve em Timóteo
Arquivo Diário do Aço
O movimento grevista tem como principal reivindicação o reajuste salarial, com ênfase na situação de servidores que recebem abaixo do salário mínimo
Por Matheus Valadares
O movimento grevista tem como principal reivindicação o reajuste salarial, com ênfase na situação de servidores que recebem abaixo do salário mínimoServidores públicos municipais de Timóteo decidiram, na tarde desta quarta-feira (22), dar continuidade ao movimento grevista anunciado na última semana e iniciado por volta das 6h do primeiro dia útil após o feriado de Tiradentes.
A administração de Timóteo se reuniu com diretores do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Timóteo (Sinsep) por volta das 12h desta quarta, em uma negociação que durou mais de três horas.
Conforme a entidade sindical, a proposta tinha a equiparação com o salário mínimo para quem recebe menos que este valor atualmente e o aumento do vale-alimentação de forma escalonada, entre R$ 530, R$ 540 e R$ 550.
A expectativa é que a mobilização permaneça em frente à prefeitura no decorrer desta quinta-feira (23).
Mobilização forte
Ao som de hits de Raul Seixas, Plebe Rude, Legião Urbana e Geraldo Vandré, os servidores de Timóteo começaram a greve nesta quarta-feira com uma grande mobilização, com a adesão de centenas de trabalhadores.
A paralisação tem como principal reivindicação o reajuste salarial, com ênfase na situação de servidores que recebem abaixo do salário mínimo. Segundo o sindicato, cerca de 630 trabalhadores estariam nessa condição.
Ainda conforme o sindicato, a paralisação atinge diversos setores da administração municipal, dentre eles escolas, obras, farmácias e unidades de saúde. O Hospital e Maternidade Vital Brazil e a UPA de Timóteo mantêm o funcionamento normal.
Justiça mantém greve
A paralisação foi mantida após decisão judicial que negou pedido da Prefeitura de Timóteo para suspender o movimento. A desembargadora Alice de Souza Birchal, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), indeferiu a solicitação de antecipação de tutela apresentada pelo município.
Na decisão, a magistrada considerou que, em análise preliminar, não há elementos suficientes para declarar a ilegalidade da greve. Foram levados em conta a comunicação prévia por parte do sindicato, o cumprimento do prazo mínimo de 72 horas e a previsão de manutenção de serviços essenciais.
O despacho também aponta que não foi comprovado prejuízo concreto à prestação dos serviços públicos que justificasse intervenção imediata do Judiciário. Apesar disso, o caso ainda pode ser reavaliado ao longo da tramitação.
O que diz o governo
O Executivo argumenta que enfrenta queda de receitas, especialmente nas transferências de ICMS, e que alterações na base salarial exigem estudos técnicos devido ao impacto nas contas públicas.
O governo sustenta que mantém diálogo com o sindicato e defende que a proposta representa o maior esforço recente de valorização do funcionalismo.
A administração ainda afirmou que não vê justificativa para a paralisação na educação e fez apelo pela retomada das aulas, destacando impactos para alunos em fase de alfabetização.
Já publicado:
Servidores de Timóteo entram em greve nesta quarta-feira por reajuste salarial
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]


















Joao Paulo
23 de abril, 2026 | 18:13Timóteo,
Capital dos buracos na via;
Capital do mato e o prefeito e os responsaveis transitam pela cidade e nada vê.
Buracos e matos estão completando aniversário.”
Vereadores Já Garantiram o Seu Reajuste
23 de abril, 2026 | 14:10Recado direto !
Vereadores querem holofortes fica a dica ao representantes da classe .”
Ponto de Vista
23 de abril, 2026 | 13:04A greve é legal? não sei.
Mas se for direito não se discute "SIMPLES ASSIM".
Mas apartir do momento que vira palanque de politiqueiros ,quem sofre são os pagadores de impostos que nececsstam do serviço público ."SIMPLES ASSIM".
Quanto ao barulho causado por esses palanques ,lembre que ao torno da prefeitura existe trabalhadores que trabalham no setor privado e alguns em jornadas 12x36 (19:00 as 07:00 e precisam deo descanso merecido ) outros trabalham só a noite ) então pensem um pouco nestes geradores de impostos ."SIMPLES ASSIM ".
ESPERAMOS QUE NO FIM DE TUDO CERTO PARA AMBAS AS PARTES ....
SIMPLES ASSIM...”
Servidor
23 de abril, 2026 | 00:28Enquanto uns falam de política e usam como palanque,o servidor que se ferra,se os servidores estão com salário base abaixo do mínimo,isso é um problema da administração,foi eles mesmo que inventaram vários decretos ano passado ,e não reajustou os salários,agora com outro reajuste do mínimo piorou,aí querem acertar o salário camuflando a incompetência,e os demais que já possuem, vencimentos ter, níveis, quinquênio,adicionais continuarão com o salário defasado, é isso que é acordo,o servidor está tão encantado que só sabe enxergar VR,e esquece que o VR ,não entra no salário”
Rodrigo
22 de abril, 2026 | 22:22Só um aviso aos servidores ! tomem cuidado como em outras manifestações e greves pelo país, onde eles colocam infiltrados que se dizem que estão lutando pelos os direitos dos servidores, mas na verdade ficam tentando argumentar e influenciar os servidores com as mesmas ideias que a administração municipal quer convencer , muitas vezes serao pessoas que terão cargos comissionados no futuro!! Desconfiem com certas atitudes!”
Tião Aranha
22 de abril, 2026 | 20:40Manter os servidores com baixos salários é uma maneira de escravidão. Os esquerdistas, até professores de História, falam tanto da sofrência de Tiradentes, pura faxada pra ganhar as eleições. Me engana que eu gosto! Aqui, em Timóteo, tanto o legislativo quanto o executivo copiam o sistema aterrorizante de Brasília. E suas mazelas. Pior: chega ser até irrisório ver um ex-candidato do PT, no sindicato, encabeçando esse mvto grevista. 'Oferece pouco' porque sabe que o pobre contenta com pouco. Fazer o quê né? Rs.”