USIMINAS RECURSO 728X90

07 de abril, de 2026 | 11:00

Atleta de Ipatinga conquista pódio inédito em competição estadual de capoeira

Divulgação
O atleta Patrick Pereira da Cunha (Carioca), integrante do Projeto Lutando Pela Vida, conquistou o 4º lugar nos Jogos da Capital MineiraO atleta Patrick Pereira da Cunha (Carioca), integrante do Projeto Lutando Pela Vida, conquistou o 4º lugar nos Jogos da Capital Mineira

O aluno do Projeto Lutando Pela Vida, Patrick Pereira da Cunha (Carioca), conquistou o 4º lugar nos Jogos da Capital Mineira, competição promovida pela Escola ABADÁ-Capoeira, e alcançou um feito inédito para o município: é o primeiro atleta de Ipatinga a subir ao pódio na competição.

A conquista acontece já na segunda participação do atleta no evento, evidenciando um processo contínuo de formação, dedicação e acompanhamento técnico.

Mais do que o resultado esportivo, o momento destaca o impacto de iniciativas sociais que utilizam a capoeira como ferramenta de desenvolvimento humano, disciplina e pertencimento.

O Projeto Lutando Pela Vida atua na formação de crianças, adolescentes, jovens e adultos, e conta com o apoio de diferentes instituições para sua continuidade. Entre elas estão a Associação AIDÊ, responsável pela estrutura e organização das atividades, a LIESPE, que viabiliza os recursos humanos dos professores, e a Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e do Conselho Municipal de Esporte e Lazer (COMEL), que contribuem com apoio institucional e divulgação.

“Esse resultado representa mais do que uma colocação. É a prova de que, com oportunidade, acompanhamento e comunidade, nossos alunos podem alcançar espaços que antes pareciam distantes.”
Ezequiel Batista dos Reis, presidente da Associação AIDÊ

Mesmo diante de recursos limitados, o projeto tem apresentado resultados consistentes, demonstrando o potencial da capoeira também como modalidade esportiva, além de sua reconhecida dimensão cultural e educativa.

Inscrições abertas

O projeto está com inscrições abertas para novos participantes.

As turmas são organizadas por faixa etária:
primeira infância (3 a 5 anos)
segunda infância (6 a 11 anos)
turma a partir de 12 anos (incluindo adultos e idosos)

As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, no período noturno, com dois encontros semanais por turma. Após a inscrição, os participantes passam por uma triagem para definição de dias e horários. Todos iniciam na turma de iniciantes, podendo avançar conforme seu desenvolvimento.

Ou presencialmente em horários de aula na sede da Associação AIDÊ, localizada na Avenida Selim José de Salles, 2806, bairro Bethânia, em Ipatinga, mediante apresentação de RG, CPF e comprovante de residência.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 97136-3610. Inscrições podem ser feitas pelo link Projeto Lutando Pela Vida.

Apoio e parcerias

O resultado alcançado reforça o potencial de iniciativas locais quando há investimento contínuo. O projeto também busca novas parcerias para ampliar o número de vagas e fortalecer sua estrutura de atendimento.

Empresas e instituições interessadas em apoiar ou conhecer o projeto podem entrar em contato pelos canais oficiais da Associação AIDÊ.

Sobre o projeto

O Projeto Lutando Pela Vida desenvolve ações voltadas à formação integral por meio da capoeira, promovendo práticas que articulam movimento, cultura e convivência.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário