20 de março, de 2026 | 07:20
Outono chega com tempo seco no Vale do Aço
Alex Ferreira/Arquivo DA
A partir do próximo mês, região deve ter poucos episódios de chuva até setembro
A partir do próximo mês, região deve ter poucos episódios de chuva até setembro Começa nesta sexta-feira (20) o outono, marcando o fim do verão e antecedendo a chegada do inverno. Em entrevista ao jornal Diário do Aço, o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Lizandro Gemiacki, explicou sobre o comportamento desta estação na Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA).
À reportagem, Lizandro mencionou que massas de ar frio se adentram na Região Sudeste durante o outono, contudo, o maior avanço deve ocorrer no início de maio, provocando queda das temperaturas.
As temperaturas mínimas na região devem ficar na casa dos 10º a 12º, o que pode causar episódios frios. Também temos a transição entre o período chuvoso e o período seco. A chuva em abril diminui bastante. O céu fica mais claro, com uma amplitude térmica grande”, pontuou.
Até o fim do mês de março, o meteorologista destacou que deve haver pancadas de chuva mais intensas. Depois que entra a massa de ar frio o tempo fica mais estável. A precipitação é reduzida nos meses de abril, maio e junho. Então, a tendência é que tenha tempo mais seco”.
Recomendações
Gemiacki orientou que as pessoas preparem os agasalhos para dias mais frios e acompanhem a previsão do tempo. É importante que vejam os dias que terão mais secas para umidificar o ambiente. No geral, é uma época com temperaturas mais agradáveis, nem muito calor, e nem muito frio, e temos o ressecamento gradual ao longo do período. Assim, vamos até setembro com pouca ou nenhuma chuva”, finalizou.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
















