16 de março, de 2026 | 15:30
Sucesso internacional, filme terá exibição gratuita em Ipatinga
Reprodução
Cineclube promove exibição e debate com a plateia sobre o filme que é sucesso internacional com mais de 70 prêmios
O público do Vale do Aço terá a chance de assistir gratuitamente, na tela grande, a um dos filmes brasileiros mais comentados do ano: O Agente Secreto”, indicado em quatro categorias no Oscar 2026 e vencedor do Globo de Ouro, será exibido em sessão especial nesta quarta-feira (18), às 19h, no teatro do Centro Cultural Usiminas, em Ipatinga.
Cineclube promove exibição e debate com a plateia sobre o filme que é sucesso internacional com mais de 70 prêmiosA atividade integra a programação do Festival de Verão, promovido pelo Instituto Usiminas em parceria com os produtores dos eventos, e o público também poderá participar de um debate sobre o filme. Não é sobre não ganhar o Oscar, é sobre celebrar o cinema nacional”, destaca Camila Mendonça, vice-presidente do Los Películas Cineclube, produtora do evento em parceria com a Vitrine Filmes e o Instituto Usiminas. Os ingressos podem ser retirados pelo Sympla ou na bilheteria do teatro.
Memória, afeto e história
Dirigido por Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura, o longa aborda temas como memória, identidade e relações humanas. Segundo Camila Mendonça, o filme convida o público a refletir sobre as histórias que moldam nossas vidas. É um filme sobre como a memória, ou a falta dela, impacta nossa trajetória. Muitas vezes são histórias que nem conhecemos, mas que fazem parte de quem somos. O longa tem um olhar muito cuidadoso para o afeto e para as relações humanas”, explica.
Ela também destaca a força do elenco. O filme tem atuações fantásticas, como a de Wagner Moura, além de Alice Carvalho e da grandiosa Tânia Maria. É um elenco muito forte”, reforça
O enredo
Ambientado no Brasil de 1977, O Agente Secreto acompanha Marcelo (Wagner Moura), um professor especializado em tecnologia que decide deixar São Paulo para tentar recomeçar a vida em Recife.
Ao chegar à cidade durante a semana do Carnaval, ele busca tranquilidade e anonimato para fugir de um passado violento e misterioso. No entanto, aos poucos percebe que não conseguirá escapar do caos que tentou deixar para trás - e que está sendo observado muito mais de perto do que imagina.
Reconhecimento internacional
Mesmo sem levar a estatueta do Oscar, o filme já acumula uma trajetória histórica. A produção recebeu indicações em quatro categorias da premiação e conquistou mais de 70 prêmios internacionais até agora. No Globo de Ouro de 2026, o longa venceu como Melhor Filme em Língua Não Inglesa e garantiu a Wagner Moura o prêmio de Melhor Ator em Filme de Drama, um feito inédito para o cinema brasileiro.
O filme também teve grande destaque no Festival de Cannes, onde Kleber Mendonça Filho recebeu o prêmio de Melhor Direção e Wagner Moura conquistou o prêmio de Melhor Ator, tornando-se o primeiro brasileiro a receber essa honraria no festival. Para Camila Mendonça, o sucesso internacional reflete um momento importante do audiovisual brasileiro. Desde o ano passado, com Ainda Estou Aqui, o cinema brasileiro vive uma ascensão muito forte. Cada vez mais pessoas querem investir e olhar para a nossa produção cultural”, conclui.
Para assistir à sessão especial de O Agente Secreto” no teatro do Centro Cultural Usiminas, nesta quarta-feira (18), às 19h, basta retirar os ingressos pelo site do Sympla https://bileto.sympla.com.br/event/117492?share_id=1-copiarlink ou na bilheteria do teatro.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]













