13 de março, de 2026 | 17:20

Paróquias do Vale do Aço recebem relíquias de São Vicente de Paulo

Enviado ao Diário do Aço
Santuário no bairro Canaã recebe relíquias vindas de Paris por 24 horasSantuário no bairro Canaã recebe relíquias vindas de Paris por 24 horas
Por Matheus Valadares
As Relíquias de São Vicente de Paulo foram recebidas em Ipatinga no início da tarde desta sexta-feira (13). As peças, vindas de Paris, permanecerão expostas por 24 horas no Santuário São Judas Tadeu, pertencente à Paróquia Cristo Libertador, no bairro Canaã.

Durante o período, fiéis poderão participar de missas, momentos de oração e vigília ao longo de toda a noite. “Receber as relíquias de um santo é nos fazer próximos de sua vida, de sua memória, de seu legado, de seu testemunho para nós cristãos católicos. Receber as relíquias de São Vicente é para nós cristãos católicos, um tempo de graça, um tempo de nos aproximar do testemunho de São Vicente de Paulo, que é um testemunho profundo da caridade”, afirmou padre Flávio Assis, pároco da Paróquia Cristo Libertador, em entrevista ao Diário do Aço.

As relíquias integram uma peregrinação nacional iniciada em 2024 e que deve seguir até 2028. A iniciativa marca os 400 anos da fundação da Congregação da Missão, criada pelo sacerdote francês em 1625.

“Nós teremos essa imagem réplica do tamanho natural do corpo de São Vicente de Paulo e também nós teremos uma costela do santo, parte da veste litúrgica, e também a carta dirigida a Santa Luísa de Marillac, são estas relíquias que nós estaremos recebendo na nossa paróquia Cristo Libertador no Santuário São Judas Tadeu”, explicou o sacerdote.

Para o pároco, a presença das relíquias convida os cristãos a refletirem sobre a importância da caridade na fé cristã católica, sobretudo em tempo quaresmal.

“A importância das relíquias, elas exatamente mostram-nos que a vida de São Vicente de Paulo foi uma peregrinação no sentido da caridade. São Vicente de Paulo é o santo da caridade. Com ele nós aprendemos que a caridade é fundamental na nossa prática da fé cristã católico”, finalizou padre Flávio.

Programação


A chegada das relíquias chegou por volta das 12h de sexta-feira (13). Ao longo do dia tiveram momentos de celebração, oração e reflexão.

A programação inclui acolhida solene, terço vicentino, palestra sobre a vida de São Vicente de Paulo e celebração de missa às 19h30.

Após a celebração, ocorreu a exposição do Santíssimo Sacramento e momento de adoração, seguido de vigília durante toda a noite, que se estendeu até a manhã de sábado (14).

No sábado, às 9h, será celebrada nova missa. Em seguida, as relíquias serão levadas para a Paróquia São Sebastião, a Catedral Diocesana, em Coronel Fabriciano, dando continuidade à peregrinação por outras comunidades.

De estudante a escravo



São Vicente de Paulo nasceu em 1581, na região da Gasconha, na França, em uma família de camponeses. Ainda jovem demonstrou grande inteligência, o que lhe garantiu a oportunidade de estudar. Foi ordenado sacerdote aos 19 anos, em 1600, e concluiu o diploma em teologia em 1604.
Pascom/Relíquias
Além da réplica do corpo do santo, os fiéis também poderão ver uma costela do canonizado, parte da veste litúrgica, e a carta dirigida a Santa Luísa de MarillacAlém da réplica do corpo do santo, os fiéis também poderão ver uma costela do canonizado, parte da veste litúrgica, e a carta dirigida a Santa Luísa de Marillac

Na juventude enfrentou dificuldades financeiras e chegou a ser capturado por piratas durante uma viagem marítima, sendo vendido como escravo em Túnis. Após dois anos, conseguiu a liberdade e retornou à França.

Em 1612, tornou-se pároco em Clichy, na periferia de Paris. Nesse período, passou a conviver com diferentes realidades sociais e percebeu a grande desigualdade entre ricos e pobres, o que marcou profundamente sua atuação pastoral.

Em 1617, fundou a primeira organização da Caridade Vicentina, formada inicialmente por mulheres dedicadas ao auxílio a famílias em situação de necessidade. A iniciativa se expandiu rapidamente e deu origem a obras de caridade inspiradas no trabalho e no exemplo de São Vicente de Paulo.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário