05 de março, de 2026 | 15:51
Hospital Vital Brazil amplia assistência neonatal com implantação do Teste da Orelhinha
O Hospital e Maternidade Vital Brazil (HMVB) passará a realizar o Teste da Orelhinha em recém-nascidos atendidos pela maternidade. O serviço começa a ser realizado a partir da próxima quarta-feira, 11, ampliando a assistência neonatal e garantindo mais comodidade às famílias. O exame será disponibilizado para todos os bebês que nascerem no Hospital e será feito pela fonoaudióloga Gilmara Teixeira Panta Duarte, profissional capacitada para a execução do procedimento na unidade.
O Teste da Orelhinha é um exame simples e fundamental para a saúde do recém-nascido, já que permite identificar, precocemente, possíveis alterações auditivas, logo nos primeiros dias de vida. O diagnóstico precoce possibilita iniciar o acompanhamento e o tratamento de forma rápida, contribuindo diretamente para o desenvolvimento da linguagem, da comunicação e da aprendizagem da criança. A implantação do Teste da Orelhinha no Hospital e Maternidade Vital Brazil representa mais um avanço na ampliação da assistência à saúde materno- infantil em Timóteo, reforçando o compromisso do município em qualificar os serviços oferecidos à população”, Chaline Souza Roberto Martins, Fonoaudióloga RT Hospital e Maternidade Vital Brazil (HMVB).
Antes da implantação do serviço em Timóteo, os bebês eram encaminhados para o Hospital Márcio Cunha, em Ipatinga, para realizar o exame. A necessidade de deslocamento gerava dificuldade e desconforto para muitas famílias.
O serviço poderá atender famílias de cidades vizinhas, já que a unidade hospitalar é referência microrregional em maternidade. Outro diferencial é que as mães já saem da maternidade com a data do exame previamente agendada, evitando que a família precisa procurar vaga posteriormente.
Alterações
Nos casos em que o exame inicial apresente alguma alteração, o bebê fará uma nova avaliação após 15 dias. Caso a alteração persista, o recém-nascido será encaminhado para a realização do BERA (Potencial Evocado Auditivo do Tronco Encefálico ou PEATE) e um teste objetivo, indolor e não invasivo que avalia o funcionamento do nervo auditivo e das vias auditivas no troço cerebral, no Hospital Márcio Cunha. Se necessário, o acompanhamento especializado segue na OTOMED, clínica de referência em Governador Valadares voltado ao atendimento de portadores de deficiência auditiva, garantindo continuidade no diagnóstico e no tratamento. Todo o processo é feito integralmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), assegurando acesso gratuito ao cuidado auditivo desde os primeiros dias de vida.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]















