Reprodução de vídeo
Labareda subiu a vários metros e podia ser vista de vários pontos de Timóteo na noite de domingo (22/2)
Vários vídeos divulgados por moradores de Timóteo na noite de domingo (22) mostram uma grande labareda saindo da estrutura de uma parte da usina siderúrgica da Aperam, em Timóteo.
No entanto, o fato detectado pelas pessoas foi uma operação automática de segurança com a abertura de uma espécie de válvula de segurança, não houve danos e não houve pessoas feridas.
Uma das fontes ouvidas sobre o episódio explicou que “não é normal a abertura, porém quando a pressão do forno aumenta de forma repentina, e por segurança, os bleeders são abertos de forma automática. Não houve acidentes com pessoas e equipamentos. As causas serão analisadas”.
Por meio dos seus canais oficiais, a Aperam divulgou a seguinte nota técnica:
Comunicado:Na noite de hoje, dia 22/02/2026 às, 21h53 houve abertura dos bleeders do AF1 da Aperam. A abertura dos bleeders ocorreu para alívio de pressão e é parte do procedimento de segurança do equipamento. Após a ocorrência do evento os procedimentos padrões foram executados. Não houveram danos às pessoas ou equipamentos.