PREF BELO ORIENTE 728X90

20 de fevereiro, de 2026 | 16:47

Balanço do Carnaval de Timóteo: 25 mil foliões, 120 artistas, 190 trabalhadores e 300 policiais

Divulgação
O balanço da retomada do carnaval na cidade foi divulgado na tarde de sexta-feiraO balanço da retomada do carnaval na cidade foi divulgado na tarde de sexta-feira

O balanço oficial do Carnaval de Timóteo 2026 foi apresentado nesta sexta-feira (20), em evento que contou com a participação dos organizadores do evento, do presidente associação comercial, do comandante da Polícia Militar e da equipe de governo.

Depois de 14 anos sem ocupar a Praça 1º de Maio, o Carnaval de Timóteo voltou reunindo 25 mil foliões ao longo de cinco dias de festa, conforme divulgado pelo prefeito Capitão Vitor (Republicanos).

A programação começou com o pré-carnaval, entre 6 e 8 de fevereiro, na Praça 29 de Abril, e seguiu com cinco noites oficiais de folia, de 13 a 17 de fevereiro. O público atingiu seu pico no sábado, quando 6.500 pessoas lotaram a praça. Ao todo, oito blocos e escolas de samba desfilaram, acompanhados por 120 artistas, em uma estrutura que mobilizou 190 trabalhadores. Mais de 80% dos profissionais eram da própria cidade, garantindo que os recursos circulassem na economia local.

O prefeito destacou o caráter cultural e econômico da retomada. “O Carnaval de Timóteo não é apenas festa, é cultura, economia e cidadania. Retomar essa tradição depois de 14 anos é motivo de orgulho para todos nós”.

A realização foi viabilizada por emendas impositivas de quatro vereadores, também destinadas a outros eventos da cidade, como o Encontro de Motociclistas e o Festival Gastronômico. A produção ficou a cargo do Instituto Moreira Mattos, em parceria com o grupo Mais Vip, e contou com apoio da Prefeitura de Timóteo, responsável por trânsito, limpeza, divulgação e logística.

Segurança


A Polícia Militar empregou cerca de 300 policiais ao longo dos cinco dias, com média de 50 por noite, além de alunos em formação. Foram feitas 140 operações preventivas, sem registro de ocorrências policiais ou atos de violência. O comandante da 85ª Companhia da Policia Militar de Timóteo, Capitão Gedaías, destacou o resultado. “Foram cinco dias de extrema tranquilidade e segurança para a nossa população. Tivemos um policiamento próximo da comunidade, equipes especializadas para atendimento de mulheres e câmeras com reconhecimento facial. O retorno da população foi extremamente positivo”.

A presença da “Cabine Rosa”, com policiais femininas para atendimento humanizado às mulheres, reforçou o compromisso com a segurança inclusiva.

Sustentabilidade e inclusão


A limpeza urbana mobilizou mais de 20 funcionários em dois turnos, recolhendo entre 50 e 80 toneladas de resíduos. A parceria da Subsecretaria de Meio Ambiente com a Ascati resultou na coleta de 193,4 quilos de latinhas para reciclagem. A presidente da associação, Dona Mariinha, celebrou. “Foram apenas cinco pessoas na coleta, mas Deus nos abençoou com quase 200 quilos de latinhas. Esse trabalho é inclusão e dignidade”.

O evento movimentou hotéis, bares e restaurantes, além de gerar renda para ambulantes e comerciantes da Praça Viva. Alexandre Alves, presidente da ACE e CDL de Timóteo, avaliou. “É muito melhor trazer pessoas de fora para dentro do que perder o público local para outras cidades”.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Dúvida

20 de fevereiro, 2026 | 17:17

“Em um evento assim, qual o sentido em ser fechado?
O público anunciado foi baseado em pessoas que efetivamente estiveram presentes ou foi baseado em ingressos gerados no site?
Para emitir um ingresso (sem custo) era preciso fazer um cadastro. Por que?
De fato a organização imperou. Ano que vem será melhor ainda.
Mas a excelência virá, quando as escolas de samba desfilarem na Alameda 31 de outubro. GRES Vai quem quer. GRES Boca Branca. GRES Unidos do Quitandinha.”

Envie seu Comentário