20 de fevereiro, de 2026 | 14:18

População em situação de extrema pobreza tem direito a novo desconto na conta de água

Divulgação
Tarifa Social assegura desconto na fatura mensal para famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico)Tarifa Social assegura desconto na fatura mensal para famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico)

A Copasa implantou, desde 22 de janeiro, uma nova modalidade de Tarifa Social, ampliando o alcance do benefício destinado às famílias de baixa renda em Minas Gerais. A nova categoria concede desconto de 65% nas contas de água e esgoto para famílias em situação de extrema pobreza, sem limite de consumo.

Prevista pela Lei Federal nº 14.203/2021, a Tarifa Social assegura desconto na fatura mensal para famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Desde dezembro de 2024, uma nova legislação federal também passou a garantir automaticamente o benefício aos contemplados pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC), independentemente da condição socioeconômica. O BPC é destinado a idosos e pessoas com deficiência, incluindo crianças com transtorno do espectro autista.

Seguindo critérios de composição familiar registrados no CadÚnico, o programa agora conta com duas modalidades: Tarifa Social 1 – voltada para famílias de baixa renda, com rendimento mensal de até meio salário mínimo por pessoa. O desconto é de 55% nas contas, independentemente do volume consumido. Tarifa Social 2 – destinada a famílias em situação de extrema pobreza, com rendimento por pessoa igual ou inferior a R$ 218,00, conforme o CadÚnico. O desconto é de 65%, independentemente do volume consumido.

Antes a renda per capita era igual ou inferior a meio salário mínimo p5or pessoa, e o desconto era de 55% para até 20 metros cúbicos consumidos. Acima de 20 metros cúbicos era cobrada a tarifa normal.

“As mudanças ampliam o acesso ao saneamento para famílias em situação de vulnerabilidade social, representando alívio no orçamento doméstico e permitindo que elas direcionem recursos para outras despesas essenciais”, explicou o gerente de Operação Comercial, Edson Ferreira.

Os números mostram o crescimento do programa: em 2024 foram registradas cerca de 620 mil economias enquadradas na tarifa social, já nos anos de 2025 e 2026, o número subiu para cerca de 800 mil.

Cadastro
A Copasa reforça que o benefício é garantido por lei e não há previsão de descontinuidade. A adesão é gratuita e pode ser feita a qualquer momento. O cliente deve apresentar documento de identidade e CPF, conta de água da residência e comprovante de inscrição no CadÚnico, além de atender aos critérios estabelecidos.

Para levar a informação sobre a Tarifa Social para mais pessoas, a Copasa realiza ações de mobilização social, orientando os clientes sobre os benefícios, critérios de elegibilidade e procedimentos para cadastro. “A iniciativa contribui para a inclusão social e para a sustentabilidade dos serviços de saneamento”, destacou a gerente de Desenvolvimento Social, Poliane Gonçalves.

O pedido pode ser realizado pelos canais de relacionamento da Copasa: Webchat, disponível em copasa.com.br; WhatsApp (31) 99770-7000, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados (exceto nacionais), das 8h às 12h; ou nas agências de atendimento presencial.

Após a validação dos dados, o desconto passa a valer nas próximas faturas. Para atualização cadastral, o cliente deve procurar o CRAS ou o setor responsável pelo CadÚnico e, posteriormente, apresentar o comprovante atualizado à Copasa.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário