20 de fevereiro, de 2026 | 11:22
Hospital de Belo Oriente terá duas novas salas cirúrgicas e ampliará a oferta de procedimentos
Informações da Prefeitura de Belo Oriente
Divulgação
Obra de ampliação do bloco cirúrgico é realizada pela Prefeitura em parceria com a AHSVP, mantenedora do Hospital.
Obra de ampliação do bloco cirúrgico é realizada pela Prefeitura em parceria com a AHSVP, mantenedora do Hospital.Com o objetivo de sempre ofertar o melhor atendimento à população, a Prefeitura de Belo Oriente, em parceria com a Associação Hospital São Vicente de Paulo (AHSVP), gestora operacional do Hospital Jaques Gonçalves Pereira, iniciou as obras de construção de duas novas salas de cirurgia na unidade hospitalar.
Com as obras de expansão, o hospital passará a contar com quatro salas, totalmente equipadas e modernas, ampliando a oferta de procedimentos no município.
Além das duas novas salas de cirurgia, estão em andamento a construção de uma sala de Repouso Pós-Anestésico (RPA) e o novo prédio administrativo do hospital, que desafogará o fluxo interno.
Com essa ampliação, o hospital passará a contar com o dobro da capacidade cirúrgica, fortalecendo todo o fluxo de atendimento do SUS no município e garantindo mais rapidez nos procedimentos. As novas salas serão totalmente estruturadas, organizadas e adequadas às normas da Vigilância Sanitária e do Corpo de Bombeiros, assegurando qualidade, segurança e dignidade para os pacientes”, destaca o prefeito Joãozinho Hemétrio.
O chefe do Executivo municipal fala também da importância de se ampliar a área administrativa da unidade hospitalar. A construção de novas salas vai melhorar a organização interna, o funcionamento da unidade e as condições de trabalho das equipes. São duas grandes frentes de ampliação: o bloco cirúrgico e o setor administrativo, que representam mais estrutura, mais eficiência e mais cuidado com a nossa população.”
MAIS ACESSO À CIRURGIAS
Rodolpho Pereira Dias, gerente-geral do Hospital Jaques Gonçalves Pereira, explica como a ampliação deve impactar positivamente o atendimento.A projeção é elevar a produção hospitalar de 300 para 450 a 500 cirurgias por mês, representando crescimento estimado de até 50%, respeitando a capacidade atual de internação. Considerando que mais de 93% das cirurgias são realizadas pelo SUS, essa ampliação impacta diretamente na redução de filas e no aumento do acesso da população aos procedimentos cirúrgicos.”
As obras são realizadas com recursos próprios do município e de emendas parlamentares, que também são destinados à compra de equipamentos para a unidade hospitalar.
ESTRUTURA E CUSTEIO
A Prefeitura de Belo Oriente destina aproximadamente R$ 1 milhão por mês para a manutenção do hospital. A unidade dispõe de equipe médica nas especialidades de pediatria, ortopedia e traumatologia, anestesiologia, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia e radiologia, com atendimento em regime de sobreaviso. Também oferece exames de endoscopia e colonoscopia, possui capacidade instalada de 50 leitos para internação e mantém atendimento 24 horas, incluindo leitos pediátricos.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]













