13 de fevereiro, de 2026 | 15:55

Moradores de Santana do Paraíso já podem solicitar a isenção do IPTU 2026

Bruna Lage/Arquivo DA
O prazo para requerimento é até o dia 31 de março e os pedidos devem ser feitos junto ao Departamento de Tributação e Arrecadação O prazo para requerimento é até o dia 31 de março e os pedidos devem ser feitos junto ao Departamento de Tributação e Arrecadação

Os cidadãos de Santana do Paraíso que se enquadram na Lei Municipal nº 1294/2026 podem solicitar a isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e da Taxa de Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos (TMRS) referente ao exercício de 2026. O prazo para requerimento é até o dia 31 de março e os pedidos devem ser feitos junto ao Departamento de Tributação e Arrecadação, na prefeitura, de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h30.

Conforme o governo, são elegíveis à isenção os eleitores do município que possuam renda per capita mensal de até meio salário mínimo, tenham um único imóvel de até 100 m² destinado à moradia própria, estejam inscritos no CadÚnico e quites com a Fazenda Pública Municipal. Para aposentados ou pensionistas, exige-se renda mensal própria de até um salário mínimo, além do cumprimento dos mesmos critérios. Já pessoas com diagnóstico de neoplasia maligna ou HIV, com renda familiar de até três salários mínimos, devem apresentar laudo médico atualizado.

Para solicitar, é necessário apresentar registro do imóvel ou contrato de compra e venda, título de eleitor, comprovante de residência, RG, CPF, folha resumo do CadÚnico (solicitada no CRAS) e comprovante de renda atualizado. Aposentados e pensionistas devem incluir o extrato bancário do benefício, enquanto cônjuges ou herdeiros de imóveis em nome de falecidos precisam comprovar vínculo e residência. Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (31) 3251-6118 ou pelo e-mail [email protected].
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário