13 de fevereiro, de 2026 | 15:15
Estado projeta imagem artística e força inovadora no cenário global
Moto Uehara/Divulgação
Toninho Horta está na programação musical da Casa de Minas, no próximo mês de março
Minas Gerais se prepara para participar, pela primeira vez, do South by Southwest (SXSW) 2026, maior evento mundial de tecnologia, inovação e criatividade, realizado em Austin, nos Estados Unidos. A participação inédita é uma iniciativa do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), em parceria com a Codemge, o Sebrae Minas e a Hiker, e marca um novo momento de posicionamento internacional do Estado.
Toninho Horta está na programação musical da Casa de Minas, no próximo mês de marçoTudo isso nasceu de um sonho, mas sonhos exigem coragem para enfrentar desafios e romper barreiras. Este é um projeto de Minas Gerais para manter o Estado posicionado no mercado internacional, sem perder de vista a nossa força interna de mais de 20 milhões de mineiros: é Minas para Minas, Minas para o Brasil e Minas para o mundo”, destacou a secretária de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Bárbara Botega, durante a apresentação do projeto, na terça-feira (10), em Belo Horizonte.
Reconhecido globalmente como o epicentro da convergência entre tecnologia, música, audiovisual e economia criativa”, o SXSW reúne mais de 500 mil participantes de mais de 100 países. Ao integrar oficialmente a programação do evento, Minas Gerais se posiciona como protagonista em agendas globais como transição energética, minerais estratégicos, tecnologia e inteligência artificial, sem abrir mão da cultura como motor de desenvolvimento, identidade e geração de valor.
Mostras culturais
A estratégia mineira no SXSW 2026 se estrutura em frentes complementares: o Minas Day, a Casa Minas e ações de pré-SXSW. O Minas Day acontece em 14/3, com quatro painéis inseridos na programação oficial do SXSW, conectando inovação, sustentabilidade e economia criativa, além de destacar o papel da cultura, da gastronomia e da mídia na nova economia global.
Já a Casa Minas, que funcionará entre os dias 14 e 16/3, será uma vitrine imersiva da produção artística e criativa do estado. O espaço reunirá música, dança, moda, audiovisual e gastronomia, valorizando artistas mineiros e projetos de reconhecimento internacional, como o Favelinha Dance e a Favelinha Fashion Week. A programação inclui nomes como Djonga, Marina Sena, Toninho Horta, Pereira da Viola, Nath Rodrigues, além de experiências gastronômicas com os chefs Carol Fadel, Maria Clara Magalhães, Yves Saliba e Caetano Sobrinho. A participação no SXSW 2026 visa ampliar a visibilidade internacional da produção artística mineira e consolidar a cultura como ativo estratégico de desenvolvimento econômico, inovador e conectado com o futuro.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]













