13 de fevereiro, de 2026 | 07:00

Instituto Avança aposta na formação de líderes e inclusão nas empresas

Cícero Henrique
Patrícia Avelar e Skarlate Franco conversaram com a reportagem do Diário do Aço e explicaram o propósito do Instituto AvançaPatrícia Avelar e Skarlate Franco conversaram com a reportagem do Diário do Aço e explicaram o propósito do Instituto Avança
Por Matheus Valadares - Repórter Diário do Aço
Fundado em outubro de 2025 e sediado na rua Macabeus, 184, no bairro Canaã, em Ipatinga, o Instituto Avança surge com a proposta de desenvolver pessoas e lideranças empresariais a partir de uma abordagem que une gestão, psicopedagogia e inclusão. A instituição atua tanto no ambiente corporativo quanto no desenvolvimento individual, com foco na transformação social por meio de oportunidades inclusivas.

Em entrevista exclusiva ao Diário do Aço, Patrícia Avelar, mentora do instituto, disse como nasceu a iniciativa. “O Instituto Avança é uma proposta que nasceu da união de amigos, que já se organizava, já planejava um trabalho que fosse organizado e desenvolvido tanto dentro das empresas, como pessoas que gostassem e que pudessem se preparar para o desenvolvimento, uma liderança de forma geral. O Instituto propõe que vocês se preparem para que você alcance uma nova performance de liderança no contexto profissional”, explica.

O Instituto trabalha com valores como inclusão, empatia, respeito, sustentabilidade social, ética, transparência e inovação, e defende a construção de empresas com propósito e ambientes psicologicamente seguros.

Método Vivência Inclusiva
Um dos pilares da atuação do Instituto Avança é a metodologia própria denominada Vivência Inclusiva, aplicada dentro das organizações por meio de experiências estruturadas, conectivas, experienciais e empreendedoras.
Patrícia detalha que o método busca preparar tanto gestores quanto colaboradores para uma nova dinâmica de desempenho e relacionamento profissional.
Cícero Henrique
O instituto tem três ecossistemas de atuação, e um deles oferta aprendizado em cursos ministrados em sua sede, no CanaãO instituto tem três ecossistemas de atuação, e um deles oferta aprendizado em cursos ministrados em sua sede, no Canaã

“Nós estamos dentro das empresas trabalhando um método de forma a diferenciar a inclusão dentro da empresa. Nós preparamos tanto o profissional para ser incluído, para ter uma nova performance dentro da empresa, como gestor, a liderança daquela empresa, para saber lidar com a performance diferencial de potencial de cada funcionário. Nós temos o plano de desenvolvimento de equipe de líderes. Nele, o método é inserido para que tanto a equipe, quanto a liderança, possa tratar melhor as relações interpessoais e, daí, potencializar os resultados”, afirma.

A metodologia dialoga com temas como segurança psicológica, saúde mental, inteligência emocional, diversidade, liderança com propósito, retenção de talentos e cultura organizacional.

Três ecossistemas de atuação
O Instituto Avança estrutura suas atividades em três frentes principais. “O ecossistema do Pedel, em que o instituto vai até a empresa, faz todo o trabalho de desenvolvimento dentro da empresa. Nós temos o ecossistema pela Avança Home, em que temos uma plataforma on-line, com a página onde as pessoas compram os cursos que nós ofertamos, essa parte é a nível de Brasil. Qualquer pessoa pode entrar na página e comprar o curso. Nós temos cursos de liderança, de inteligência emocional, são várias vertentes que o instituto atende. E nós temos o sistema presencial, que é o Avança 360 graus, onde as pessoas acessam o curso de forma presencial dentro do instituto. De 15 em 15 dias o instituto lança o curso, abre as inscrições e essas pessoas que pretendem se transformar, ter uma nova performance, participam de duas horas de treinamento intensivo dentro do Instituto Avança”, explica Avelar.

Apesar de sediado em Ipatinga, o instituto não limita sua atuação ao Vale do Aço. “Quando a pessoa acessar o nosso Instagram, vai acessar o link na nossa bio e vai ver toda a oferta que o instituto faz durante toda a semana. O instituto tem sede na rua Macabeus, no Canaã, mas ele é totalmente diverso, é para todos, inclusive com a Avança ON, a página vai ser para o Brasil todo, a gente espera que tenha uma grande adesão, e todos que querem acessar, toda empresa, desde a micro a macro empresa, a gente está preparada aqui para atender”.

Saúde mental e inclusão nas empresas
De acordo com a mentora, a crescente demanda por apoio nas relações interpessoais e na gestão da diversidade dentro das empresas têm ampliado a procura por soluções estruturadas.

“Hoje nós sofremos um ‘boom’ da saúde mental, das relações interpessoais, das dificuldades que tem da inter-relação dentro do setor profissional. A questão da inclusão, hoje a empresa recebe um trabalhador que tem Síndrome de Down, atípico, e tem que saber trabalhar a equipe, a liderança, para que tenha conhecimento da relação pessoal e profissional para potencializar os talentos aplicados. Ele precisa conhecer o talento que está dentro da sua empresa. O instituto trabalha tanto o talento a nível de equipe, quanto o talento externo, cada um potencializando o seu, para juntos conseguir entregar uma performance diferenciada”, continua Patrícia.

Projeto social para jovens



Além da atuação corporativa, o Instituto Avança desenvolve um projeto social voltado para jovens de 14 a 18 anos em situação de vulnerabilidade, com foco no empreendedorismo.

A vice-presidente da instituição, Skarlate Franco, destaca que a proposta é estimular autonomia e planejamento de futuro. “Com o nosso projeto social voltado para os jovens, que pretende desenvolver habilidade, conceito de empreendedor, planejar o futuro e entender que eles podem criar, inovar e transformar suas próprias histórias. Aqui no instituto, nós vamos pegar os jovens, ensinar eles a desenvolver o seu negócio, a criar a margem de lucro, a desenvolver ele, a vender o seu próprio negócio. É uma vivência que nós temos muito orgulho de ter criado e, em breve, vamos formar grandes empreendedores aqui no Vale do Aço. A idade é de 14 aos 18 anos para jovens de vulnerabilidade”, garante Skarlate Franco.

Conheça o plano personalizado para empresas



O Pedel é um dos principais programas do Instituto Avança e atua diretamente dentro das empresas. A proposta é desenvolver equipes e lideranças de forma personalizada, a partir de um diagnóstico prévio.

De acordo com Patrícia Avelar, o plano é construído conforme as necessidades específicas de cada organização.

“O Pedel é totalmente personalizado. A empresa faz o diagnóstico conosco, e a partir do diagnóstico desse plano de desenvolvimento, nós vamos criar, personalizado, o plano que vai atender aquela equipe, o plano que vai atender aquela liderança, e esse plano vai de acordo com os resultados que essa empresa deseja alcançar, o que a empresa deseja potencializar, qual é a dor que essa empresa sente. Diante da dor, da necessidade de potencializar, do que ela deseja alcançar, o plano de desenvolvimento é construído pela equipe e é desenvolvido dentro da empresa, ou de forma híbrida, com os colaboradores vindo ao Instituto Avança para serem treinados pelos nossos psicólogos e pelos nossos psicopedagogos. O plano trata desde a saúde mental até a parte de liderança. O plano não tem cópia”, finaliza a mentora.

O programa aborda temas como segurança psicológica, inteligência emocional, diversidade, gestão humanizada, retenção de talentos e cultura organizacional, utilizando o Método Vivência Inclusiva como base metodológica.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário