10 de fevereiro, de 2026 | 15:15
Livro destaca a língua portuguesa em Minas na virada do século XIX
Divulgação
Estudo crítico da UFMG aborda a diversidade linguística do Brasil; disponível para download gratuito
A diversidade linguística do Brasil é fruto de processos seculares cuja compreensão é resultado de pesquisas em várias perspectivas. Visando contribuir para a compreensão da constituição dessa diversidade, o professor da Faculdade de Letras (Fale) da UFMG, César Nardelli Cambraia, divulga o lançamento do livro A língua portuguesa em Minas Gerais na virada do século XIX: estudo crítico da compilação de Nelson de Senna”, escrito em coautoria com Gabrielle Venâncio Ruas Polizer, doutoranda do programa de pós-graduação em Letras - Estudos Literários (Pós-Lit/UFMG), e publicado pela Pedro & João Editores.
Estudo crítico da UFMG aborda a diversidade linguística do Brasil; disponível para download gratuitoA obra apresenta um estudo crítico dos fatos linguísticos referentes à língua portuguesa em Minas Gerais na virada do século XIX, compilados por Nelson de Senna (1876-1952), em um conjunto de artigos seus reunidos sob o título O Calão Mineiro”, produzidos e parcialmente publicados entre 1896 e 1906. O livro está disponível para download gratuito no site da editora: pedroejoaoeditores.com.br.
Sobre os autores
César Nardelli Cambraia possui graduação em Letras (Português-Alemão) pela UFMG (1992), mestrado em Estudos Linguísticos pela UFMG (1996), doutorado em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (2000) e pós-doutorado em Linguística Românica na Universitat de Barcelona (2010), em Léxico e Terminologia na Universidade de Brasília (2020) e em Lexicografia Histórica na Universidade de São Paulo (2026). Atualmente, é professor titular de Filologia Românica na Faculdade de Letras da UFMG e tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Românica e Crítica Textual, atuando principalmente nos seguintes temas: estudo histórico e comparado de morfossintaxe de línguas românicas em uma perspectiva tipológico-funcional, lexicologia sócio-histórica, toponímia histórica e edição de textos românicos antigos. É bolsista de Produtividade em Pesquisa 1D do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Gabrielle Venâncio Ruas Polizer possui graduação em Letras (Português) pela UFMG (2015) e mestrado em Estudos Linguísticos pela UFMG (2024). É atualmente doutoranda em Estudos Linguísticos pela UFMG. Atua como revisora de livros literários, trabalhos acadêmicos e materiais didáticos desde 2012 e, também, como professora particular de Redação e Língua Portuguesa. Tem experiência em monitoria e correção de redações em escolas e pré-vestibulares. É escritora com quatro títulos publicados.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]












