10 de fevereiro, de 2026 | 07:00

Administração de Ipatinga decreta ponto facultativo entre 16 e 18 de fevereiro

Débora Anício
Ponto facultativo suspende atendimento da Prefeitura de Ipatinga, mas serviços essenciais serão mantidosPonto facultativo suspende atendimento da Prefeitura de Ipatinga, mas serviços essenciais serão mantidos
Por Matheus Valadares - Repórter Diário do Aço
De segunda a quarta-feira da próxima semana, 16 a 18 de fevereiro, as repartições da prefeitura de Ipatinga não irão funcionar. A informação consta no Decreto Municipal 11.992, de 5 de fevereiro, publicado no Diário Oficial.
Conforme o documento, o ponto facultativo nos três dias não se aplica a serviços essenciais, como atividades vinculadas à Defesa Civil, limpeza urbana, cemitérios, vigilância, agentes de trânsito, Polícia Municipal, Hospital Municipal Eliane Martins e UPA.

“Os secretários municipais poderão convocar servidores para a prestação de serviços nos dias de ponto facultativo de que trata este decreto, quando imprescindível ao interesse público e ao funcionamento do respectivo órgão”, aponta o documento assinado pelo prefeito Gustavo Nunes (PL).

As escolas municipais cumprirão calendário próprio da Secretaria Municipal de Educação. Vale ressaltar que no dia 18 de fevereiro, quarta-feira, haverá expediente normal nas Unidades Básicas de Saúde.

As demais administrações municipais da região devem divulgar o funcionamento das respectivas repartições públicas nos próximos dias.

Funcionamento do comércio



O comércio alimentício de Coronel Fabriciano, Ipatinga e Timóteo funcionará durante o período de carnaval, com exceção da segunda-feira (16), quando é celebrado o Dia do Comerciário. Os estabelecimentos de materiais de construção, autopeças e aquelas empresas que habitualmente não cumprem horário especial também fecham apenas na segunda-feira, assim como os shoppings centers.

Já o comércio lojista, que adotou horário especial de funcionamento no período de Natal e em outras datas comemorativas de 2025, não funcionará na segunda-feira, na terça-feira de carnaval e na Quarta-feira de Cinzas, conforme previsto nas Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs) firmadas entre o Sindcomércio Vale do Aço, que representa os empresários do comércio, e os sindicatos dos empregados, Seci e Secteo.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário