10 de fevereiro, de 2026 | 07:00
Administração de Ipatinga decreta ponto facultativo entre 16 e 18 de fevereiro
Débora Anício
Ponto facultativo suspende atendimento da Prefeitura de Ipatinga, mas serviços essenciais serão mantidos
Por Matheus Valadares - Repórter Diário do Aço
Ponto facultativo suspende atendimento da Prefeitura de Ipatinga, mas serviços essenciais serão mantidosDe segunda a quarta-feira da próxima semana, 16 a 18 de fevereiro, as repartições da prefeitura de Ipatinga não irão funcionar. A informação consta no Decreto Municipal 11.992, de 5 de fevereiro, publicado no Diário Oficial.
Conforme o documento, o ponto facultativo nos três dias não se aplica a serviços essenciais, como atividades vinculadas à Defesa Civil, limpeza urbana, cemitérios, vigilância, agentes de trânsito, Polícia Municipal, Hospital Municipal Eliane Martins e UPA.
Os secretários municipais poderão convocar servidores para a prestação de serviços nos dias de ponto facultativo de que trata este decreto, quando imprescindível ao interesse público e ao funcionamento do respectivo órgão”, aponta o documento assinado pelo prefeito Gustavo Nunes (PL).
As escolas municipais cumprirão calendário próprio da Secretaria Municipal de Educação. Vale ressaltar que no dia 18 de fevereiro, quarta-feira, haverá expediente normal nas Unidades Básicas de Saúde.
As demais administrações municipais da região devem divulgar o funcionamento das respectivas repartições públicas nos próximos dias.
Funcionamento do comércio
O comércio alimentício de Coronel Fabriciano, Ipatinga e Timóteo funcionará durante o período de carnaval, com exceção da segunda-feira (16), quando é celebrado o Dia do Comerciário. Os estabelecimentos de materiais de construção, autopeças e aquelas empresas que habitualmente não cumprem horário especial também fecham apenas na segunda-feira, assim como os shoppings centers.
Já o comércio lojista, que adotou horário especial de funcionamento no período de Natal e em outras datas comemorativas de 2025, não funcionará na segunda-feira, na terça-feira de carnaval e na Quarta-feira de Cinzas, conforme previsto nas Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs) firmadas entre o Sindcomércio Vale do Aço, que representa os empresários do comércio, e os sindicatos dos empregados, Seci e Secteo.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]















