09 de fevereiro, de 2026 | 12:50

Operação da PM desarticula esquema de tráfico e apreende drogas em Iapu

Divulgação Polícia Militar
Os objetos apreendidos durante as abordagens ao suspeitos no domingoOs objetos apreendidos durante as abordagens ao suspeitos no domingo

Uma operação da Polícia Militar realizada neste domingo (8), por volta das 20h30, resultou na apreensão de entorpecentes e na prisão de dois envolvidos com o tráfico de drogas. O caso teve início no bairro Francisco Weber, em Iapu, e se estendeu para a cidade de São João do Oriente após diversas denúncias anônimas de moradores.

De acordo com a PM, as informações apontavam que V.H,D. de 28 anos, estaria utilizando sua residência como ponto de distribuição de drogas, além de integrar uma rede criminosa com ramificações em cidades como São João do Oriente, Dom Cavati, Ipaba e Bugre.

Ainda segundo os relatos, o esquema seria comandado por um homem, que atualmente se encontra preso na Penitenciária Francisco Floriano de Paula, em Pacas, no município de Governador Valadares, mas continuaria gerenciando o tráfico por meio de telefone celular.

Diante das denúncias, os militares montaram campana em ponto estratégico do bairro Caixa D’Água, onde, com auxílio de binóculos, observaram por cerca de 40 minutos a movimentação suspeita. Durante a vigilância, um motociclista foi visto retirando uma embalagem volumosa da residência e seguindo em direção a São João do Oriente.

As equipes de São João do Oriente e Dom Cavati foram acionadas e acompanharam o suspeito até o distrito de Baixio. No local, os policiais visualizaram o momento em que ele entregou o material a A.R.F., de 27 anos, e saiu em seguida. Pouco depois, outro indivíduo foi visto adquirindo algo na residência.

Na abordagem, A.R. foi flagrada com 17 pedras de substância análoga ao crack e R$ 50, escondidos sob roupas sobre uma cômoda. Ela afirmou que a droga seria para uso pessoal, porém a polícia já possuía denúncias de que o imóvel estaria sendo utilizado como ponto de tráfico.

Outra equipe tentou localizar o suspeito em Iapu

Enquanto isso, outra equipe retornou a Iapu para localizar V.H., que não foi encontrado. Na casa dele, a mãe autorizou a entrada dos policiais, mas informou que o filho havia saído minutos antes em uma motocicleta. Em continuidade às diligências, os militares foram até a residência de A.M., de 66 anos, apontada como local onde parte da carga de drogas estaria armazenada.

A.M. franqueou a entrada e confessou que guardava entorpecentes em troca de maconha para consumo próprio. No imóvel, foram apreendidos cinco papelotes de cocaína, 12 buchas de maconha e seis pedras de crack, escondidos dentro de um estojo de óculos. O idoso ainda confirmou, inclusive em gravação de vídeo, que sua casa era usada como depósito e o suspeito V.H.buscava as drogas sempre que apareciam compradores.

A.M. e A.R. receberam voz de prisão em flagrante por tráfico de drogas. Ambos passaram por atendimento médico na UPA de Ipatinga antes de serem encaminhados à 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil, no plantão digital. O V.H., apontado como articulador local da venda de entorpecentes, não foi localizado.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário