10 de fevereiro, de 2026 | 06:00
Volta por cima
Fernando Rocha
O futebol é maravilhoso por isso: de uma hora para outra, o pão passa a cair virado para cima e muda tudo, como está acontecendo com o Cruzeiro.O técnico Tite vinha pressionado por alguns maus resultados, uma parte numerosa da torcida já pedindo a sua demissão, mas bastou a vitória de 2 x 0, anteontem, no clássico contra o América, para que virasse a página como o time de melhor campanha do Estadual e praticamente classificado à semifinal.
Foram dois gols do artilheiro Kaio Jorge, no primeiro tempo. O primeiro de pênalti cometido pelo goleiro Gustavo no meia Gerson, com um minuto de partida, e mais um que deram este alívio” para a continuidade do trabalho do técnico Tite.
Na segunda etapa, o técnico Alberto Valentim fez várias alterações no time americano, que melhorou um pouco, mas nada que o credenciasse a conseguir reverter o resultado negativo.
Deu mole
O Atlético deu mole e permitiu o empate, em 1 x 1, com o Athletic de São João del-Rei, um dos piores times do campeonato e ameaçado de rebaixamento à segunda divisão estadual.
O Galo não fez o dever de casa e agora vai ter de ralar na última rodada, precisando vencer e ainda dependendo de outros resultados, sobretudo de uma vitória do rival Cruzeiro diante da URT de Patos de Minas.
Sampaoli já está sob pressão por parte da torcida que pediu a sua contratação à diretoria, mas agora se mostra insatisfeita pela fraca campanha neste início de temporada e quer a sua demissão.
De fato, Sampaoli tem errado muito, seja na escalação do time titular, nas substituições, além de demonstrar um amor” incondicional por alguns jogadores, casos do Bernard, Igor Gomes, Victor Hugo, Alan Franco, Juan Tressoldi, cujos rendimentos têm sido baixo, mas continuam sendo prestigiados pelo treinador.
Nesta quarta-feira, recebe em casa o Remo, pelo Brasileirão, e só a vitória interessa para evitar o agravamento de uma crise que poderá alterar todo o planejamento desta temporada e trazer consequências imprevisíveis.
FIM DE PAPO
Muitas críticas de colegas na imprensa ao estado ruim que ficou o gramado do Mineirão, após a chuva de domingo à tarde na capital. Em outras épocas, o gramado antigo do Mineirão resistia muito mais e melhor às chuvas torrenciais, mesmo sendo inferior ao piso atual que possui a grama tipo bermuda celebration”, considerada top e adotada na maioria dos grandes estádios do país. Tem algo errado, sim, e a administração do Mineirão precisa explicar essa situação.
O atacante Cuello foi agarrado e jogado ao chão por um defensor do Athletic, mas o árbitro Vinicius Gomes de Amaral preferiu nada marcar e não foi chamado pelo VAR, comandado por Leonardo Rotondo Pinto, para revisar o lance. No clássico Cruzeiro 2 x 0 América, o goleiro estabanado americano derrubou Gerson com um minuto de jogo e o árbitro André Luiz Skettino Policarpo Bento, imediatamente, marcou o pênalti a favor do Cruzeiro. Nos dois casos, achei que houve as penalidades, mas, no caso do Atlético, o lance foi ignorado pelo assoprador de apito, algo que tem sido recorrente também no Brasileirão. A interpretação da arbitragem é livre e o choro, também. Não tenho visto a direção de futebol do Galo espernear e reclamar, proporcionalmente ao tamanho do prejuízo que tem sofrido com os erros nas últimas arbitragens.
Os dois clubes mais endinheirados do futebol brasileiro abriram os cofres. Primeiro foi o Flamengo, que gastou 42 milhões de euros ou cerca de R$ 260 milhões na contratação de Lucas Paquetá. Agora, o Palmeiras investiu 25 milhões de euros ou R$ 155 milhões para ter o colombiano Jonh Arias, ex-Fluminense, que estava no futebol inglês. Na maioria das vezes, acho esses valores pagos exagerados e completamente fora da realidade do país. Fica a sensação cada vez mais nítida de que o futebol brasileiro seguirá dominado por esses dois clubes que vão ganhar os principais títulos, deixando mínimas as chances para algum intruso, como fez o Galo que conquistou o Brasileirão e Copa do Brasil em 2021.
Na última sexta-feira à noite, por falta de melhor opção, fui assistir pelo canal Sportynet o jogo Betim 0 x 2 Itabirito, que abriu a 7ª rodada do Campeonato Mineiro. Como o esperado, foi sofrível o futebol dos dois times, o que justifica ambos estarem seriamente ameaçados de rebaixamento. Pior foi a transmissão da Sportynet, que só descobriu o nome correto do árbitro Paulo César Zanovelli aos 11 minutos do 2º tempo. Antes, ele foi chamado de um tal de Daniel de Oliveira Cunha”. Zanovelli expulsou o zagueiro do Betim, no fim do 1º tempo, e fez de tudo para complicar um jogo fácil de apitar. Para aumentar o martírio de quem assistia, ainda deu 10 minutos de acréscimos no fim da primeira etapa e 14 minutos no fim do 2º tempo. (Fecha o pano!)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]














