07 de fevereiro, de 2026 | 17:30
Turismo mineiro cresce e supera média nacional
Divulgação/Fecomércio MG
A atividade turística no estado abrange diversas modalidades e inúmeros atrativos
O volume de movimentação turística em Minas Gerais teve alta de 0,3% em novembro, na comparação com o mês de outubro, que havia registrado 0,5% de crescimento em relação a setembro. A atividade econômica registra alta desde o mês de setembro em Minas Gerais, conforme análise do Núcleo Estudos Econômicos da Fecomércio MG, realizada sobre os números mais recentes da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE. No contexto nacional, o crescimento do turismo foi de 0,2% em novembro.
A atividade turística no estado abrange diversas modalidades e inúmeros atrativosEm diversos tipos de modalidades - ecológico, religioso, esportivo, de negócios etc - e com inúmeros atrativos naturais, culturais, históricos e gastronômicos, o turismo em Minas registrou desaceleração de -5,4%, na comparação anual do mês de novembro de 2025 e 2024. O desempenho foi abaixo do último ano, quando houve uma aceleração de 4,6% em relação a novembro de 2023. A comparação anual mostra crescimento do turismo no país à taxa de 2,1%.
Resultado comentado
Fernanda Gonçalves, economista da Fecomércio MG, destaca o resultado observado no volume de atividade turística de Minas Gerais, que superou a média nacional em 0,1 ponto percentual na comparação mensal (novembro frente a outubro do ano corrente). Esse resultado evidencia um desempenho relativamente mais robusto que o observado nesta ótica de comparação para o Brasil. Entre os fatores que contribuíram para essa evolução, destaca‑se a influência de datas especiais do calendário varejista, especialmente a Black Friday que ocorre no mês de novembro e, tradicionalmente, é marcada por diversas promoções. Desta forma, é possível notar que o mês de novembro apresentou um cenário favorável não apenas para o comércio, mas também para o setor de serviços, com destaque também para o turismo, que se beneficiou do maior dinamismo econômico gerado pela data”, conclui Gonçalves.
No acumulado de janeiro a novembro de 2025, Minas Gerais registrou queda no volume de atividade turística de -3,9%, refletindo variação menos expressiva para o ano corrente. No período, houve alta de 5,0% no contexto nacional. No acumulado de 12 meses - dezembro de 2024 a novembro de 2025 -, o volume de atividade turística apresenta retração de -3,0% no estado. No país, a média de crescimento ficou em 5,5%.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]










