06 de fevereiro, de 2026 | 17:03

Irregularidade infantil provoca queda do América no Campeonato Potiguar

Divulgação América-RN/Imagem ilustrativa
 Clube foi penalizado por ter escalado jogador que não tinha contrato com a agremiação  Clube foi penalizado por ter escalado jogador que não tinha contrato com a agremiação

O clube está recorrendo ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), mas o tradicional América-RN está rebaixado à Segunda Divisão do Campeonato Potiguar. O clube foi penalizado com a perda de 18 pontos por ter escalado de forma irregular o lateral Elias nas três primeiras rodadas do Estadual deste ano, um erro primário, já que o atleta não tinha contrato profissional com o clube. A Federação Norte-rio-grandense de Futebol confirmou a punição do TJD local. Outro clube foi também punido, o Potyguar Seridoense, perdendo 15 pontos pela mesma infração, envolvendo os atletas Fabrício e Toró em quatro partidas.

Com o resultado, o América-RN, mesmo com uma campanha sólida, chegou apenas a 4 pontos negativos na tabela e não tem mais chances de escapar da degola nesta temporada, caso não reverta a punição em instância superior. O clube, que terminará sua participação na fase de classificação neste fim de semana, está invicto, com quatro vitórias e dois empates.

De acordo com a FNF, o artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva prevê a perda dos pontos conquistados em cada jogo, além dos pontos máximos em partidas utilizando os atletas irregularmente.
O América-RN, em nível nacional, está na Série C do Brasileirão.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário