USIMINAS 500 MILHOES 728X90

04 de fevereiro, de 2026 | 20:20

Novos ônibus do transporte público de Ipatinga devem ser entregues até o fim do primeiro trimestre

Primeiro ônibus será entregue nesta sexta-feira (6), durante lançamento do programa IpaMove

Alex Ferreira/Arquivo DA
Frota de ônibuas atual será trocada gradativamenteFrota de ônibuas atual será trocada gradativamente
Os novos ônibus que irão renovar a frota do transporte público de Ipatinga devem começar a chegar de forma gradativa até o fim do primeiro trimestre de 2026. Os veículos fazem parte do IpaMove, programa de mobilidade urbana da Prefeitura de Ipatinga, que será lançado oficialmente nesta sexta-feira (6), a partir das 9h30.

O evento contará com a presença de Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia, e na ocasião, será entregue o primeiro dos 88 ônibus que irão compor a frota municipal. Os veículos foram viabilizados por meio de recursos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

A informação foi repassada pelo prefeito Gustavo Nunes (PL) em entrevista concedida à rádio Itatiaia, durante o programa Rádio Vivo, na manhã desta quarta-feira (4).

Inicialmente, a previsão era de aquisição de 80 ônibus, mas o número foi ampliado após o processo licitatório, que resultou em economia de recursos. Com isso, a administração municipal conseguiu viabilizar a compra de mais oito veículos, totalizando 88 novos ônibus para o sistema de transporte coletivo.

“Nós conseguimos um recurso através do Governo Federal, do novo PAC. Foi um investimento de R$ 68 milhões, e conseguimos fazer um processo licitatório para a aquisição de 80 novos ônibus. Mas como foi um processo licitatório, dentro do processo, as empresas foram dando descontos no valor dos ônibus, e a empresa vencedora, nós assinamos o contrato com ela e com o desconto que ela nos ofereceu, sobrou um recurso. Agora nós já estamos tramitando com uma documentação, um aditivo desse contrato, e com o desconto que nós tivemos, vamos conseguir fazer a compra de mais oito ônibus. No total, teremos mais 88 ônibus em Ipatinga, todos eles com ar-condicionado, wi-fi, com suspensão a ar, que vai trazer um conforto maior para o usuário”, afirmou Gustavo Nunes durante a entrevista.

O prefeito também explicou que a entrega dos ônibus depende do cronograma de fabricação das montadoras, já que os veículos são produzidos sob encomenda.

“Os ônibus já foram comprados, só que a gente não compra 88 ônibus, a gente chega lá na loja e eles já estão lá prontos na prateleira pra gente trazer pra casa. A partir do momento que nós fizemos a aquisição, esse nosso pedido entra na fila de fabricação. A fábrica não começa a fabricá-lo imediatamente, porque existe uma fila de espera. E a fábrica não vai pegar o nosso pedido e furar a fila pra nos atender primeiro. Esses ônibus estão sendo fabricados. Boa parte dos ônibus chegam no fim do mês de fevereiro e concluindo isso no início do mês de março, mas isso é uma expectativa, pode acontecer atrasos”, explicou o prefeito.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Stop

04 de fevereiro, 2026 | 21:31

“O Presidente Lula mais uma vez olhando o lado do pessoal pobre que necessita
O Gustavo passou 6 anos e só fez pracinhas em Av.”

Envie seu Comentário