04 de fevereiro, de 2026 | 16:58
Timóteo promove censo para mapear pessoas com neurodivergência
Arquivo DA
O censo visa conhecer a realidade dessas pessoas e orientar o planejamento dos serviços públicos de forma mais eficiente e inclusiva
O censo visa conhecer a realidade dessas pessoas e orientar o planejamento dos serviços públicos de forma mais eficiente e inclusivaO município de Timóteo iniciou um levantamento inédito para mapear pessoas com algum tipo de neurodivergência e subsidiar ações integradas nas áreas da Saúde, Educação e Assistência Social. O censo tem como objetivo conhecer a realidade de crianças, adolescentes e adultos e orientar o planejamento dos serviços públicos de forma mais eficiente e inclusiva, destacou o governo.
De acordo com a subsecretária de Saúde, Eunice Silva, o município já identifica a presença de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e outras neurodivergências, mas o censo permitirá compreender esse cenário com maior precisão. Nós precisamos entender o panorama dessas pessoas em Timóteo para qualificar o atendimento e estruturar as políticas públicas de forma adequada”, destacou.
O levantamento reúne informações como idade, situação escolar, existência ou não de diagnóstico, tipo de neurodivergência e se a pessoa faz acompanhamento ou tratamento.
Segundo a subsecretária, o censo não tem caráter diagnóstico, mas funcionará como uma base técnica para direcionar atendimentos, organizar fluxos e planejar os serviços do município.
Formulário online
A participação será feita por meio de um formulário online que ficará disponível por 30 dias nos canais oficiais da prefeitura na internet.
Encerrada a etapa de levantamento, a análise dos dados terá início imediatamente, servindo de base para o planejamento de políticas públicas. Está prevista ainda devolutiva à população, por meio de relatório técnico e apresentação pública dos resultados.
Os dados coletados também vão orientar a implantação e organização de serviços especializados, como o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi), o atendimento a adultos pelo CAPS e a implantação do Núcleo de Atenção ao Transtorno do Espectro Autista (Natea), prevista para este ano. A partir do panorama levantado, o município poderá avaliar a necessidade de novos serviços, conforme as demandas identificadas.
Link do formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf4aHKznDtB-y9fznugpH_6gbDNSs0SaoYrS6BBsEyRytmQiw/viewform
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
















