03 de fevereiro, de 2026 | 16:44
Ipatinga intensifica vacinação contra a febre amarela antes do carnaval
Rovena Rosa/Agência Brasil
Município orienta a população a atualizar a vacinação antes de viagens durante o feriado
Município orienta a população a atualizar a vacinação antes de viagens durante o feriadoAs ações de vacinação contra a febre amarela serão intensificadas em Ipatinga neste período que antecede o feriado de carnaval, quando há aumento do fluxo de viagens.
A vacina é indicada para pessoas de 9 meses a 59 anos e tem como objetivo completar o esquema vacinal da população que ainda não recebeu as doses recomendadas. Para isso, é fundamental que os moradores procurem a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência para avaliação da situação vacinal e verificação da necessidade de vacinação ou complementação do esquema.
O secretário de Saúde, Walisson Medeiros, reforça que a imunização é a principal forma de prevenção da doença. Com a proximidade do carnaval, período em que muitas pessoas viajam, é essencial que a população verifique seu cartão de vacinação e procure a unidade de saúde mais próxima para se vacinar contra a febre amarela, preferencialmente com pelo menos dez dias de antecedência da viagem, tempo necessário para garantir a proteção adequada”, destacou.
A população também pode contar com o Vacimóvel, que estará em circulação por diferentes pontos da cidade. Os locais e datas de atendimento do veículo itinerante podem ser conferidos nos canais oficiais da Prefeitura de Ipatinga.
Transmissão e riscos
A febre amarela é uma doença transmitida por mosquitos que vivem, principalmente em áreas de mata, podendo também ser transmitido em área urbana pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo transmissor da dengue. O risco de infecção aumenta em locais como zonas rurais, trilhas, cachoeiras e regiões com vegetação densa, destinos frequentemente procurados durante o período carnavalesco.
A vacinação é a principal forma de prevenção, contribuindo para ampliar a cobertura vacinal, reduzir o número de pessoas suscetíveis e proteger a saúde da população.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
















