02 de fevereiro, de 2026 | 15:03
Timóteo sedia capacitação para educadores do 1º ao 5º ano
O município de Timóteo será polo da formação continuada de educadores dos anos iniciais do ensino fundamental, com foco na formulação e implementação de ações estratégicas voltadas para a alfabetização dos alunos. A iniciativa ocorre no âmbito do Pacto Mineiro pela Alfabetização, compromisso firmado entre o governo de Minas Gerais, municípios, escolas e professores, destacou a administração municipal.
Na formação, a Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais e a União de Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais (Undime/MG), em parceria com a Diretoria de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da Fundação Getulio Vargas (FGV DGPE), apresentam um conjunto de estratégias voltadas ao processo de alfabetização na idade certa. A capacitação está organizada em quatro encontros no polo de Timóteo, com datas previstas para 3, 19 e 20 de fevereiro.
O primeiro encontro está programado para esta terça-feira (3), das 8h às 17h, no Centro Municipal de Educação Integrada (CMEI)/Educação de Jovens e Adultos (EJA), localizado na Praça 1º de Maio, no Centro Norte. O tema central é Metodologias Ativas na Alfabetização: Sequências Didáticas Integrando Leitura, Escrita e Raciocínio Lógico”. Os encontros incluem pautas formativas sobre intencionalidade, territorialidade, interculturalidade e integralidade, direcionadas aos multiplicadores, com o objetivo de que esses conteúdos sejam trabalhados na educação dos municípios.
O desenvolvimento do movimento está associado ao engajamento de gestores, formadores, articuladores, equipes técnicas e professores, que atuam de forma colaborativa na construção de estratégias voltadas à alfabetização na idade certa e à recomposição das aprendizagens ao longo dos anos iniciais.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
















