02 de fevereiro, de 2026 | 17:30

Noite Mineira de Museus amplia e inclui arquivos na programação

César Trópia/Secult-MG
Primeira edição de 2026 será realizada em 26/2Primeira edição de 2026 será realizada em 26/2
Os gestores culturais de todo o estado ainda podem inscrever suas atividades para a 15ª Noite Mineira de Museus e Bibliotecas, que será realizada em 26/2. O prazo para cadastramento vai até esta terça-feira (3), e a expectativa por parte da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG) é de ampla adesão de municípios, instituições e comunidades culturais de Minas Gerais.

Esta edição marca um momento especial na trajetória do programa: pela primeira vez, arquivos também poderão se inscrever e integrar oficialmente a programação da Noite Mineira, ampliando o escopo da iniciativa e fortalecendo ainda mais a valorização da memória, da documentação histórica e dos patrimônios arquivísticos do estado. “A novidade reforça o caráter inclusivo e abrangente da iniciativa, que passa a reconhecer, de forma mais ampla, os diversos equipamentos culturais dedicados à preservação e difusão do conhecimento”, ressalta a Agência Minas.

A Noite Mineira de Museus e Bibliotecas é um conjunto de eventos culturais realizados, bimestralmente, em diversos municípios mineiros, com o objetivo de ampliar o horário de funcionamento de museus e bibliotecas no período noturno, a partir das 18h. Durante a ação, o público tem acesso gratuito a uma programação diversa, que pode incluir exposições, oficinas, saraus literários, rodas de conversa, apresentações artísticas, intervenções cênicas, visitas guiadas, exibições audiovisuais e outras atividades que dialogam com as especificidades culturais de cada território.

A iniciativa busca aproximar as comunidades locais desses espaços, fortalecendo museus, bibliotecas, e agora também arquivos, como lugares de encontro, reflexão, aprendizado e construção de identidades. Além de ampliar o acesso à cultura, a Noite Mineira contribui para a valorização do patrimônio cultural, o engajamento comunitário, a promoção do turismo cultural e o uso contínuo dos equipamentos culturais.

A iniciativa é do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, com coordenação da Superintendência de Bibliotecas, Museus e Economia da Criatividade e realização dos próprios museus, bibliotecas e arquivos participantes. Além disso, as secretarias municipais de cultura têm papel central no planejamento, execução e comunicação das ações em suas cidades. “Um convite à vivência cultural noturna e à celebração da memória, da arte e do conhecimento em Minas Gerais”, finaliza a Agência Minas.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário