01 de fevereiro, de 2026 | 06:00

Minas está entre os principais destinos de Carnaval do Brasil

Gil Leonardi/Imprensa MG
Expectativa é receber 14,9 milhões de pessoas e foliões Expectativa é receber 14,9 milhões de pessoas e foliões
Com programação descentralizada, presença em cerca de 450 municípios e experiências que conectam cultura, turismo e identidade, o Carnaval da Liberdade 2026 reafirma Minas Gerais como um dos maiores e mais diversos destinos carnavalescos do país. A iniciativa do Governo de Minas se consolida como “política pública estruturante” que integra a folia da capital Belo Horizonte e também do interior, valoriza as identidades locais e amplia o acesso à cultura em todo o estado.

O evento chega à edição 2026 após uma trajetória consistente de crescimento desde a sua criação, em 2023, quando marcou a retomada do pós-pandemia e estabeleceu as bases da descentralização, da valorização cultural e da integração com o turismo. “Estamos falando de uma política pública que valoriza as tradições locais, movimenta a economia, gera trabalho e renda e, ao mesmo tempo, fortalece o sentimento de pertencimento dos mineiros”, afirmou a secretária de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), Bárbara Botega.

Para este ano, a expectativa é de 14,9 milhões de foliões em Minas, superior aos 13,2 milhões que participaram das festividades no estado em 2025. Com impacto econômico de aproximadamente R$ 5,75 bilhões e ocupação hoteleira que pode chegar a 95%, o Carnaval se consolida como um dos principais motores da economia criativa e do turismo em Minas Gerais.

Este ano, a programação estará mais estruturada, diversa e inclusiva, combinando grandes programações urbanas, festas tradicionais, manifestações culturais regionais e opções de lazer e descanso. A proposta reforça o conceito da campanha de 2026: “Fica mais um cadin! Em Minas, a folia não tem pressa”, convidando mineiros e visitantes. “Damos mais um passo importante ao integrar ainda mais a cultura e o turismo, mostrando que Minas é um destino completo para quem quer folia, descanso, contato com a natureza e espiritualidade”, ressaltou a secretária Bárbara Botega.

Cristiano Machado/Secult-MG
O Palácio da Liberdade celebra a tradição do samba mineiroO Palácio da Liberdade celebra a tradição do samba mineiro
Capital mineira
Em Belo Horizonte, o Carnaval da Liberdade 2026 apresenta uma programação robusta e inédita, com investimentos recordes em infraestrutura e fomento cultural. O Edital Carnaval da Liberdade Cemig 2026 destinou R$ 12 milhões, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, quase 200% a mais do que em 2023 e acima do valor aportado em 2025, fortalecendo blocos, artistas e iniciativas culturais na capital e no interior.

A capital mineira volta a contar com avenidas sonorizadas, garantindo qualidade técnica, valorização dos artistas e mais conforto ao público. A Via das Artes, que se tornou um dos principais eixos da folia belo-horizontina, reunirá 23 blocos confirmados, além de intervenções artísticas que dialogam com música, cultura urbana, artes visuais e tecnologia.

Entre os dias 14 e 17 de fevereiro, em BH, as avenidas Brasil, Andradas e Amazonas vão receber uma programação organizada por horários, com grandes nomes e blocos consagrados como Eduardo & Mônica, Beiço do Wando, Bloco da Esquina, Baianas Ozadas, Bartucada, Filhos de Oyá, Angola Janga, Baianeiros e Bloco dos Gêmeos, com participação de Luísa Sonza, entre outros artistas. A novidade deste ano será o Samba nas Andradas, programação inédita na madrugada da Quarta-feira de Cinzas (18/2), às 3h, com show de Rodriguinho.

“A Cemig tem orgulho de ser uma das principais impulsionadoras da política cultural de Minas Gerais, contribuindo para fortalecer a identidade, a diversidade e a produção artística do estado”, apontou a gerente de Comunicação da companhia, Hannah Drumond. “No Carnaval, nossa atuação abrange todos os eixos da cultura e da indústria criativa, sempre com o compromisso de valorizar os artistas mineiros e ampliar o acesso da população às manifestações culturais”, completou.

Circuito Liberdade
A agenda cultural na capital mineira também se estenderá aos equipamentos do Circuito Liberdade, fortalecendo a transversalidade entre cultura e turismo. O Palácio das Artes, por exemplo, vai receber o evento Palco Aberto (nos dias 5, 6 e 8/2), o tradicional Baile dos Artistas (7/2), a Mostra Especial de Carnaval no Cine Humberto Mauro (de 10 a 12/2) e a abertura oficial do Carnaval da Liberdade, com o Concerto Sinfônica Pop em homenagem a Clara Nunes e Ary Barroso (12 e 13/2). O Palácio do Samba, no Palácio da Liberdade, vai retornar entre os dias 13 e 17/2, celebrando a memória, a tradição e a força do samba mineiro.

Gabriel Salgado/Setur
Serra dos Alves, em Itabira: descanso e naturezaSerra dos Alves, em Itabira: descanso e natureza

Folia que conecta territórios de cultura e natureza

Mais do que um grande evento na capital, o Carnaval da Liberdade é uma política pública que conecta Minas Gerais de ponta a ponta, informa a Agência Minas. Cidades como Bonfim, Matozinhos, Lagoa da Prata, Prados, Jequeri, Três Marias e Minas Novas estão com programação cadastrada no Portal Minas Gerais, além de destinos históricos tradicionalmente associados à folia, como Ouro Preto, Tiradentes, São João del-Rei, Diamantina e Sabará.

Paralelamente, o Carnaval da Tranquilidade amplia as possibilidades para quem busca descanso, natureza e espiritualidade durante o feriado. Destinos como Serra dos Alves, em Itabira, Baependi, Santo Antônio do Itambé, Caxambu, Araxá, São Lourenço, Carrancas, São Thomé das Letras, Capitólio e Monte Verde, além de regiões de parques e serras como Canastra, Peruaçu, Serra do Cipó e Ibitipoca, reforçam Minas como um estado plural, capaz de oferecer múltiplas experiências no mesmo período de folia momesca.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário