31 de janeiro, de 2026 | 07:00

Casos de violência contra idosos são maioria das violações de direitos humanos

Rafa Neddermeyer/Agência Brasi
l As informações estão disponíveis para consulta pública no painel de dados da ONDHl As informações estão disponíveis para consulta pública no painel de dados da ONDH

A maioria das denúncias registradas em Ipatinga no primeiro mês do ano refere-se à violência contra a pessoa idosa. É o que aponta o painel de dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH), do governo federal, que reúne informações sobre atendimentos realizados na região do Vale do Aço e em todo o país.

De acordo com os dados, foram contabilizadas 33 denúncias de violência contra pessoas idosas. Em seguida, aparecem os registros de violência contra pessoas com deficiência, com 28 denúncias, e contra mulheres, que somaram 24 atendimentos. A violência contra crianças ou adolescentes aparece logo depois, com 23 registros.

O levantamento também aponta 12 denúncias de violência contra cidadão, família ou comunidade. Já os casos de violência contra pessoas em restrição de liberdade e contra a população LGBTQIA+ tiveram dois registros cada.

Consulta pública
As informações estão disponíveis para consulta pública no painel de dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, acessível por meio do portal do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.

As violações de direitos humanos atendidas pelo Disque 100 e pelo Ligue 180 englobam situações como difamação, calúnia, assédio, importunação, violência, estupro, discriminação, injúria, negligência, constrangimento e até mesmo tortura. As denúncias podem ser feitas de forma gratuita e anônima, conforme a necessidade.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário