30 de janeiro, de 2026 | 14:47

Defesa Civil alerta para atuação de ciclone e risco de chuva intensa em Minas Gerais

Débora Anício
Recomendação é válida para todo o estado, entre esta sexta-feira e domingo, com risco de tempestades, ventos fortes e queda de granizoRecomendação é válida para todo o estado, entre esta sexta-feira e domingo, com risco de tempestades, ventos fortes e queda de granizo

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) alerta a população para a possibilidade de tempestades isoladas - que podem ser fortes em alguns locais, rajadas de vento e chance de granizo a partir desta sexta-feira (30/1) até domingo (1/2).

De acordo com o Centro de Inteligência em Defesa Civil (Cindec), o padrão típico do verão, com aquecimento durante o dia, favorece a intensificação das instabilidades, que podem se organizar tanto no período da tarde quanto, em alguns momentos, desde as primeiras horas do dia.

Previsão para os próximos dias
Nesta sexta-feira, há previsão de tempestades isoladas em diversas regiões, incluindo Noroeste, Zona da Mata, Central Mineira, Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), Sul/Sudoeste, Campo das Vertentes, Oeste de Minas e Triângulo Mineiro. Ao longo do dia, o aquecimento intensifica as instabilidades em todo o estado. Os acumulados podem chegar a 50 milímetros no Sul/Sudoeste e no Triângulo Mineiro, com rajadas acima de 70 quilômetros por hora (km/h) e condições para granizo.

No sábado (31/1), a atuação de um ciclone no oceano favorece tempestades em praticamente todas as regiões. As chuvas podem ocorrer desde a madrugada e se intensificar à tarde, com rajadas de até 70 km/h e queda ocasional de granizo. Os maiores volumes, em torno de 40 milímetros, são esperados no Noroeste, Central Mineira e RMBH.

No domingo, o tempo segue instável em todo o estado, com tempestades isoladas, rajadas de até 80 km/h e condições favoráveis para granizo. Os maiores acumulados, próximos de 30 milímetros, devem ocorrer no Norte, Noroeste e Triângulo Mineiro.

Segundo a Defesa Civil de Minas Gerais, o cenário exige atenção redobrada e comportamento responsável da população. “Em situações de chuva intensa, a pressa pode aumentar o risco de acidentes graves. A orientação é evitar deslocamentos desnecessários e, principalmente, não tentar atravessar áreas alagadas. A autoproteção é a principal ferramenta para preservar vidas”, destaca o coordenador estadual de Defesa Civil, coronel Paulo Roberto Bermudes Rezende.

Dicas de prevenção
Evite sair de um local seguro durante as chuvas e aguarde a intensidade diminuir; Fique atento aos níveis da água em ruas, córregos e rios; Não atravesse ruas ou áreas alagadas a pé ou com veículos; Evite áreas como passagens baixas, galerias, avenidas de fundo de vale, pontes e bocas de lobo; Não deixe crianças brincarem na chuva ou em enxurradas; Não se proteja embaixo de árvores durante tempestades com raios; Busque abrigo em edificações ou veículos; Desconecte aparelhos elétricos da tomada para evitar curtos-circuitos.

Em caso de sinais de instabilidade no imóvel, como trincas, rachaduras, inclinação de árvores ou muros, a orientação é sair do local e acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (telefone 193) e a Defesa Civil do município (telefone 199) para avaliação técnica antes do retorno à residência.

A população também pode se cadastrar gratuitamente para receber alertas da Defesa Civil, enviando o CEP por SMS para o número 40199. Em caso de emergência, é preciso ligar para os telefones190 PMMG, 193 Bombeiros, 199 Defesa Civil e 192 Samu.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário